Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
terça-feira 10 de junho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Geral

20 anos do CTB – Código de Trânsito Brasileiro

by Portal Ambiente Legal
13 de março de 2018
in Geral, Justiça e Política
0
20 anos do CTB – Código de Trânsito Brasileiro
170
SHARES
2.1k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

ACIDENTES CUSTARAM R$ 36 BILHÕES POR ANO

 

ctb2

 

No mês de janeiro, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) completou 20 anos de vigência. Nem o fato de ser  considerado um dos códigos mais completos do mundo, no entanto, fez com que houvesse redução significativa no número de mortos  sequelados por acidentes de trânsito no período.

Desde então, a Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, teve 33 leis que alteraram a redação original do ordenamento e mais de 700 resoluções regulamentaram temas importantes.

Estudo feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, parceiro da Abeetrans, indica que, desde 1998 té o final de 2017, vigência do CTB, foram gastos aproximadamente R$ 36 bilhões por ano com acidentes e trânsito. Ou seja, R$ 720 bilhões acumulados durante 20 anos. O valor representa 12% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2015 de todo o Brasil ou 1,5 vezes o PIB da cidade de São Paulo.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, morreram 662.219 pessoas de 1998 a 2015 em decorrência dos acidentes de trânsito.

Os pedestres são os que mais morreram, seguidos dos ocupantes de automóveis, depois pelos motociclistas, ciclistas, ocupantes de caminhões e, por fim, de ônibus.

 

acidentes1

 

A maior parcela dos que morreram está classificada na categoria “outros” do Ministério.

“Um número tão elevado de vítimas sob esta classificação ‘outros’ nos faz refletir ainda na falta de cuidado no registro das pessoas mortas por acidentes, num distanciamento à vida perdida e às conseqüências que isso traz aos familiares e amigos. O acidente de trânsito precisa deixar de ser um ‘acaso’ e ter a responsabilidade apurada de quem o comete”, afirma o diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho.

Segundo Ramalho, é dramático afirmar também que o Brasil não tem dados estatísticos que demonstrem o número de sequelados permanentes gerado pelos acidentes de trânsito.

Estimativas pontam que eles são de oito a dez pessoas para cada vítima fatal registrada.

Para o diretor do Observatório, esse exército de sequelados causa, para além do drama pessoal e da completa  mudança da rotina da família, gastos para a Previdência e para o Sistema de Saúde Pública. E ainda, segundo o Ministério de Trabalho, o acidente de trânsito é o principal motivo de afastamento do empregado.

“O país não pode gastar R$ 36 bilhões por ano consertando o que deveria ser resolvido preventivamente, com investimentos em educação, engenharia e fiscalização”, disse Silvio Médici, presidente da Abeetrans.

 

acidentes

MORTE DE MOTOCICLISTA SOBE 1.158%

Devido ao crescimento da frota de motocicletas e à falta de uma política de segurança para veículos de duas rodas, esse modal foi o que apresentou o maior crescimento do número de vítimas fatais nos 20 anos de existência do Código de Trânsito Brasileiro, de acordo com estudo realizadopelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Em 1998, foram 1.047 mortes (ou seja, três mortes por dia), enquanto que em 2015 foram 12.126 mortes (33 mortes por dia), representando 11 vezes mais mortes por dia ao longo dessas duas décadas.  Os motociclistas são, de acordo com os dados mais atuais, as principais vítimas de acidentes de trânsito no país;

“Diante de tantas vidas perdidas são necessárias ações imediatas como a introdução da nova formação do condutor, da educação de trânsito nas escolas de ensino fundamental como um tema transversal, do investimento em fiscalização e infraestrutura viária, pois se temos um Código de Trânsito tão completo, não justifica matarmos tanta gente”, afirma José Aurelio Ramalho, do Observatório.

Para Ramalho, para reverter a situação, são necessárias diretrizes objetivas para os próximos 20 anos, como sugere a Lei 13.614, que institui o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e, por consequência, novos comportamentos da sociedade.

Fonte: Abeetrans

 

Tags: Abeetransacidentes de trânsitoArtigosCTB - Código de Trânsito Brasileiromobilidade urbanaObservatório Nacional de Segurança Viária
Previous Post

Governo poderia privatizar Aquífero Guarani como sugerem mensagens nas redes?

Next Post

O prazer pelas mãos de duas mulheres

Next Post
O prazer pelas mãos de duas mulheres

O prazer pelas mãos de duas mulheres

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

6 de junho de 2025
USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

28 de maio de 2025
SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

28 de maio de 2025
O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

28 de maio de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre