Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
segunda-feira 9 de junho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Edições

A BOMBA “WOKE” E AS FORÇAS ARMADAS

by Portal Ambiente Legal
7 de janeiro de 2025
in Edições, Justiça e Política
0
A BOMBA “WOKE” E AS FORÇAS ARMADAS
156
SHARES
2k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

Existe um “Explosivo” Invisível Contra a Meritocracia

Por Carlos Aldan*

Podemos Unir Inclusão e Excelência?

Recebi de um grande amigo o artigo “DEI is like a woke IED for the left’s war against our military. We must defuse it”. Traduzindo: “DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) é um ‘DEI’ (dispositivo explosivo improvisado) ‘woke’, na guerra da esquerda contra nossas Forças Armadas. Precisamos desarmá-lo.” 

“As Forças Armadas dos EUA estão focadas em caçar supostos extremistas para agradar extremistas de DEI.”, é o subtítulo do artigo de Grant Newsham – da Fox News, publicado no dia 23 de dezembro de 2024.

No artigo, o autor defende que determinados programas de Diversidade, Equidade e Inclusão – (DEI), especialmente no contexto das Forças Armadas dos Estados Unidos, são explorados como parte de uma estratégia mais ampla para desestabilizar a sociedade americana e a prontidão militar. 

Ao fazer a analogia e o trocadilho, o autor informa que tais iniciativas de “inclusão” e “diversidade”, funcionam como dispositivos explosivos improvisados (IED, em inglês), em uma zona de batalha. 

Para o autor,   essa ferramenta “woke” cria um clima de medo e desconfiança, no qual as pessoas sentem que precisam se policiar constantemente, temendo que qualquer deslize possa prejudicar irreversivelmente suas carreiras. 

O texto relaciona essa situação a exemplos históricos, em especial o Projeto 100.000 no final dos anos 1960, no qual a redução dos padrões de recrutamento, em nome da inclusão, acabou comprometendo a disciplina e a eficácia das Forças Armadas. 

Além disso, o autor sugere que adversários estrangeiros, como a China, se beneficiam de qualquer fragmentação interna que enfraqueça a unidade e a capacidade de defesa dos Estados Unidos.

Na visão apresentada, o problema está em aplicar DEI de forma superficial, em contraste com os princípios fundamentais das Forças Armadas, que incluem padrões elevados, igualdade de oportunidade e promoção baseada em mérito, todos indispensáveis para uma força de combate eficaz. 

Conforme descrito no artigo, a verdadeira diversidade surge de maneira mais natural quando as pessoas compartilham um propósito unificador, trazendo diferentes experiências, pontos de vista e habilidades, mas mantendo os mesmos critérios rigorosos de desempenho e disciplina.

Eu concordo com Grant Newsham. E digo o porquê:

1. Erosão de Sistemas Baseados em Mérito

O texto destaca os perigos de priorizar cotas de identidade em vez de desempenho individual e competência, sobretudo em ambientes de alta criticidade como o militar. 

Aplicar padrões uniformes e responsabilizar todos igualmente, favorece a confiança e a coesão na tropa.

2. Impacto Negativo em Moral e Coesão

O artigo descreve como o receio de acusações, verdadeiras ou não, pode imobilizar uma organização. 

Concordo que isso pode afetar a motivação, pois cria um ambiente em que as pessoas evitam falar abertamente ou colaborar, prejudicando o espírito de camaradagem tão necessário às Forças Armadas.

3. Precedente Histórico

A menção ao Projeto 100.000 e seus resultados indesejados, ilustra como políticas bem-intencionadas, mas que rebaixam ou diluem padrões, podem causar danos substanciais. 

Concordar com esse ponto reforça a ideia de que ignorar lições históricas abre espaço para repetir erros no futuro.

4. Exploração Externa

A possibilidade de adversários estrangeiros explorarem divisões internas é consistente. 

Quando políticas internas, incluindo uma DEI mal executada, acentuam conflitos em vez de apaziguá-los, atores externos podem se aproveitar dessa instabilidade para enfraquecer a defesa nacional.

Uma Proposta Meritocrática e Humana

Em lugar de descartar integralmente a DEI, uma abordagem mais produtiva uniria o melhor de cada aspecto, senão vejamos:

1. Padrões Rigorosos e Consistentes

Manter critérios claros de desempenho que se apliquem a todos, sem distinção de origem ou contexto. Isso garante a ênfase fundamental na excelência e na prontidão militar.

2. Cultura de Inclusão para o Sucesso

Estabelecer um ambiente onde todos contem com condições equitativas de desenvolvimento. Isso inclui fornecer mentorias, programas de aperfeiçoamento e recursos para que cada pessoa alcance padrões elevados, sem relaxar o nível de exigência.

3. Foco em Caráter e Esforço

O texto sugere redefinir DEI em termos de Disciplina, Esforço e Integridade. 

Ao valorizar essas características, cria-se uma cultura de respeito mútuo e senso de propósito comum.

4. Transparência e Responsabilização

Aplicar regras justas e padronizadas, garantindo que cada indivíduo seja responsabilizado de forma imparcial. 

A investigação objetiva de alegações de comportamento inadequado ou discriminação, fortalece a confiança e desencoraja o uso abusivo de qualquer política.

Conclusão

Ao manter critérios de mérito rigorosos e oferecer um ambiente que estimule o crescimento de cada membro, as Forças Armadas dos Estados Unidos ou qualquer organização, podem usufruir dos benefícios de uma diversidade real, sem sacrificar a coesão, a motivação ou a eficácia operacional. 

Essa visão é meritocrática e humana, pois valoriza o esforço e o caráter de cada indivíduo, ao mesmo tempo em que reconhece a relevância de oportunidades justas e de uma cultura organizacional forte.

Nota:

NEWSHAM, Grant – “DEI is like a woke IED for the left’s war against our military. We must defuse it”, in https://www.foxnews.com/opinion/dei-like-woke-ied-lefts-war-against-military-must-defuse

*Carlos Aldan de Araújo é consultor, painelista e escritor. CEO e co-fundador do Grupo Kronberg, foi Membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, EUA. Possui MBA pela Hull University, Hull, Inglaterra e Master Assessor em IE pela Six Seconds, São Francisco, Califórnia, EUA, BA em Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas pela Saint Olaf College, Northfield, Minnesota, EUA, Extensão em História, Linguagem e Cultura pela L’Université Catolique de L’Ouest, Angers, France. Integra o Centro de Estudos Estratégicos do Instituto Iniciativa DEX.

Fonte: The Eagle View
Publicação Ambiente Legal, 07/01/2025
Edição: Ana Alves Alencar

As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.

Tags: Defesa Nacionaldiversidade sexualesquerdaesquerdismoEstados Unidosexércitoinclusãolgbtqia+meritocraciapolítica nos EUApoliticamente corretoprogressismoWoke
Previous Post

CONTEXTO DA GOVERNANÇA NO BRASIL EM 2025

Next Post

CRISE CLIMÁTICA: A GEOENGENHARIA PODERÁ SALVAR O PLANETA?

Next Post
CRISE CLIMÁTICA: A GEOENGENHARIA PODERÁ SALVAR O PLANETA?

CRISE CLIMÁTICA: A GEOENGENHARIA PODERÁ SALVAR O PLANETA?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

6 de junho de 2025
USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

28 de maio de 2025
SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

28 de maio de 2025
O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

28 de maio de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre