Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
segunda-feira 9 de junho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Destaque

A NOVILÍNGUA DILMISTA

by Portal Ambiente Legal
7 de março de 2016
in Destaque, Geral, Justiça e Política
0
A NOVILÍNGUA DILMISTA

1984 - No Ministério da Verdade o personagem de George Orwell "revisa" a realidade dos fatos...

180
SHARES
2.3k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

O duplipensar conceitual e existencial da Presidente Dilma Rousseff, ameaça a República

 

dilmapsiu
duplipensar não é só pensar…

 

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

 

 

A novilíngua orwelliana

 

Novilíngua (ou novafala), é um termo criado por George Orwell em sua fantástica obra “1984”.

1984 - No Ministério da Verdade o personagem de George Orwell "revisa" a realidade dos fatos...
1984 – No Ministério da Verdade o personagem de George Orwell “revisa” a realidade dos fatos…

Novilíngua denominava a política neurolinguística estabelecida pelo governo totalitário do “Grande Irmão”, onde etimologias e significados de determinados termos (e o que se queria dizer com certas palavras), eram “readequados”, “removidos”, “condensados”, de forma a produzir um outro sentido – mais adequado aos propósitos do “Grande Irmão”.

Acreditavam os burocratas do estado totalitário orwelliano que, se uma pessoa não pudesse mais se referir a algo, esse algo não mais existiria. O controle da linguagem seria o próprio controle do pensamento das pessoas, removendo-se neurologicamente “crimideias” (pensamentos ilegais) por meio do “duplipensar” (o saber-se errado e se convencer que está certo). Afinal, “inconsciência é ortodoxia”…

Hoje, no entanto, a visão dantesca de George Orwell (que procurava denunciar os estados totalitários de sua época), projeta-se em várias partes do mundo. É o caso dos estados bolivarianos da América Latina, da sanguinária ditadura norte-coreana, dos estados loucos (africanos e do médio oriente) e dos movimentos mega-terroristas muçulmanos. Nesses organismos infernais, a novilíngua se desenvolve para muito além da ficção.

Os países democráticos não estão livres. Vivem o inferno amoral condensado na doutrina do politicamente correto, praticada por hordas de medíocres e pensadores “ortodoxos inconscientes”…

 

A novilíngua dilmista

 

Meu falecido tio Antenor Pinheiro, um homem rígido e policial respeitado no estado de Goiás, alertava com humor e sabedoria que devíamos nos precaver de três coisas: “prostituta sem dinheiro, pastor sem fiel e jornalista sem assunto”.

Dilma e um de seus paradigmas "duplipensantes"...
Dilma e um de seus paradigmas “duplipensantes”…

Estivesse ele vivo, hoje, e eu acrescentaria em resposta mais três coisas: radical sem pretexto, político sem causa e autoridade sem juízo.

As três coisas do tio Pinheiro, mais as que acrescentei acima, manipulam a “novilíngua” brasileira que hoje nos vitima.

Nesta política neurolinguística, porém, poucos têm inovado mais que nossa presidenta Dilma – a grande timoneira da pátria educadora.

Vale a pena destacar alguns exemplos, com efeitos determinantes na gestão e definição de rumos no Brasil.

No mundo orwelliano de Dilma:

– OMERTÀ, o voto de silêncio imposto pela máfia, é moralmente aceitável fora do crime organizado – tal como a presidenta, os “irmãos” mafiosos “não respeitam delatores”;

– COLABORAÇÃO PREMIADA, ( prevista no art. 4º da Lei Federal 12.850/2013 – pela qual o imputado colabora com a autoridade para a elucidação do crime, no combate à organização criminosa, em troca de redução de pena) é algo moralmente condenável, uma delação que não merece respeito – ainda que efetuada em obediência à norma legal sancionada pela própria presidenta;

– DENUNCIAR por meio da colaboração premiada, a estrutura e modus operandi criminosos para as autoridades, equivale a delatar companheiros de movimento de resistência em sessão de tortura. Ou seja, autoridades judiciárias tomadoras da colaboração premiada não se diferenciam de torturadores a serviço da ditadura militar;

– PROPINA, mesmo que se apure judicialmente ter sido “lavada” na forma de contribuição de campanha, se foi oficialmente e em tempo declarada à justiça eleitoral, torna-se doação legal;

– A taxonomia (disciplina que analisa e define grupos de organismos biológicos, com base em características comuns) não tem autoridade para definir o ser humano como “homo sapiens”. Assim, o gênero se sobrepõe à espécie e a presidenta cria a “mulher sapiens”.

 

Duplipensar: submeter-se ou reagir?

 

George Orwell definia assim o duplipensar:

No país das maravilhas indefinidas...confusões conceituais constituem a forma correta de fazer política...
No país das maravilhas indefinidas…confusões conceituais constituem a forma correta de fazer política…

“Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da Democracia e que o Partido era o guardião da Democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra “duplipensar” era necessário usar o duplipensar.”

O domínio do “Grande Irmão” era a OCEANIA, cuja extensão abrangia três continentes. Em guerra constante com os demais domínios transcontinentais, o lema da OCEANIA era duplipensativo: “Guerra é Paz”.

O domínio de Dilma, tem extensão territorial bem menor que a extensão dos conflitos de natureza econômica, ideológica, ética e moral, que sua novilíngua pretende conceituar e redefinir.

A salada dilmista de confusões conceituais e existenciais, a exemplo do duplipensar do “Grande Irmão”, mergulha o Brasil no poço escuro das indefinições racialistas, maniqueístas, biocentristas, socialistas, populistas, míticas, sectárias e recalcadas, onde chafurdam ditaduras bolivarianas, africanas e asiáticas.

Se nos submetermos à esse duplipensar, iremos mesmo achar que a mandioca é a grande conquista da humanidade… a partir do petismo.

No entanto, não haverá “Ministério da Verdade” que remedie a crise econômica, social, política e moral resultante de todo esse conjunto de indefinições acumuladas.

Assim, duas perguntas não querem calar:

Que mandioca amoral será, agora, apresentada à mídia como redefinida pela novilíngua dilmista?

Até quando nós, brasileiros, iremos tolerar isso, sem reagirmos?

Com a palavra a República Federativa do Brasil – que é maior que Dilma (sem duplipensar).

 

 

 

afpp1Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro da Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. É Editor- Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.

 

 

 

 

 

 

.

Tags: 1984Antonio Fernando Pinheiro PedroBolivarianismocrise econômicacrise políicadelação premiadademocraciaDilma RousseffdilmismoduplipensarGeorge Orwelllulismomilitantes petistasmilitontosmundo orwellianoneurolinguísticaNovilínguao grande irmãopensamento petistapetismoraciocínio petista
Previous Post

Uma Lei do Mar é tão necessária como a Lei da Mata Atlântica

Next Post

” L’ÉCOLOGIE COMME PRÉTEXTE …”

Next Post
” L’ÉCOLOGIE COMME PRÉTEXTE …”

" L'ÉCOLOGIE COMME PRÉTEXTE ..."

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

6 de junho de 2025
USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

28 de maio de 2025
SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

28 de maio de 2025
O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

28 de maio de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre