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Home Destaque

ÁGUAS DO XINGU: FONTE DE VIDA EM RISCO DE MORTE

by Portal Ambiente Legal
4 de janeiro de 2024
in Destaque, Geral, Justiça e Política
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ÁGUAS DO XINGU: FONTE DE VIDA EM RISCO DE MORTE

Parque Indígena do Xingu (Imagem Ricardo Teles)

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Por Ricardo Teles*

  • No Parque Indígena do Xingu, rios e lagos são artérias naturais que sustentam a vida de animais e povos originários, servindo como base para alimentação, banho, interações sociais e refúgio em tempos de seca.
  • As águas do Xingu, porém, encontram-se ameaçadas pelas lavouras de monocultura do entorno do parque, que secam as nascentes e poluem os rios com agrotóxicos; mudanças climáticas vêm agravando os períodos de estiagem.
  • Neste ensaio fotográfico, o fotógrafo Ricardo Teles mostra a relação que os povos do Xingu têm com as águas que banham seu território.

Ainda antes do nascer do sol, ao longo das praias dos rios e lagos do Xingu, surge no horizonte uma sequência de fogueiras para aquecer os corpos nus recém saídos da água. À medida que a luz clareia o dia, levanta-se uma bruma que dilui o movimento de vultos num vai e vem que irá durar o dia inteiro.

No Parque Indígena do Xingu, rios e lagos são o jardim de infância das crianças. Grupos de mulheres carregam as crianças menores para várias sessões de banhos, iniciando-as desde pequenas nas artes de ser peixe. Treinos de futebol acontecem na praia. Jovens e velhos banham-se ao longo do dia e é sempre um momento propício para encontros e troca de ideias.  Ao cair da tarde, barcos de pescadores saem em busca do alimento.

Os rios que cortam o parque, como o próprio Xingu e seus afluentes, são verdadeiras artérias naturais que sustentam a vida de inúmeras espécies animais, incluindo a espécie humana. As lagoas também desempenham um papel crucial: servem como pontos de encontro e oferecem oportunidades para alimentação, descanso e interação social. Além disso, as lagoas são essenciais para o fornecimento de água em épocas de seca, agindo como refúgios para a fauna silvestre e os indígenas durante os períodos mais áridos do ano.

Essa riqueza, porém, está em risco. Segundo o cacique Tapi Yawalapiti, uma das principais lideranças do território do Xingu, há um desmatamento criminoso e desenfreado ocorrendo no entorno do parque, bem onde se encontram as nascentes dos rios. Os três últimos anos têm sido particularmente graves: muitas vezes, a fumaça das queimadas fazia os dias virarem noite nas aldeias, causado mal-estar nos indígenas.

As mesmas lavouras que causam o desmatamento também fazem uso indiscriminado de agrotóxicos, terminando por envenenar rios e animais. Além disso, segundo Tapi, as mudanças climáticas têm causado a diminuição do volume de água em diversos rios, fazendo com que alguns deixem de existir no período de estiagem, entre maio e setembro. A falta de água vem ameaçando inclusive mais importante ritual do Xingu, o Quarup.

A preservação das águas desse território é essencial não apenas para o bem-estar das espécies locais, mas também para o equilíbrio do clima e a manutenção do ciclo hidrológico. O Parque Indígena do Xingu desempenha um papel crítico na retenção da água, atuando como uma esponja natural que armazena e libera lentamente o recurso natural para as regiões circundantes, evitando enchentes e secas extremas.

No ensaio fotográfico a seguir, Ricardo Teles mostra um pouco dessa relação íntima que os povos do Xingu desenvolveram com águas que banham seu território.

Os primeiros raios de sol na Lagoa Ipawu, na aldeia Kamayurá, Alto Xingu. Foto: Ricardo Teles
A Lagoa Ipawu, às margens da aldeia Kamayurá, é fonte de alimento e mito da criação da comunidade. Foto: Ricardo Teles
Aldeia Afukuri, do povo Kuikuro. Foto: Ricardo Teles
Criança brinca na Lagoa Ipawu, na aldeia Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Fotografia da festa do Kuarup na comunidade Afukury Kuikuro do Alto Xingu.
Lagoa Ipawu, aldeia Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Pescaria na Lagoa Iananpaú que antecede a festa do Quarup em comunidade Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Cheia do rio Rio Tuawaturi, no Posto Leonardo, Alto Xingu. Foto: Ricardo Teles
Menino Kamayurá no Lago Ipawu. Foto: Ricardo Teles
Pescaria na Lagoa Iananpaú que antecede a festa do Quarup na comunidade Kamayurá. A finalidade da pesca é para alimentar os convidados durante a grande celebração. Foto: Ricardo Teles
Rio Tuawaturi, Posto Leonardo, Alto Xingu. Foto: Ricardo Teles
Pescaria na Lagoa Iananpaú que antecede a festa do Quarup em comunidade Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Meninos treinam a uka uka desde pequenos, luta que acontece durante as celebrações do Quarup. Lagoa Ipawu, aldeia Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Lagoa Ipawu, aldeia Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Crianças se divertem nas águas da Lagoa Ipawu. Foto: Ricardo Teles
Pescaria na Lagoa Iananpaú que antecede a festa do Quarup em comunidade Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Desde as primeiras horas do dia, é grande o movimento de pessoas a Lagoa Ipawu, na aldeia Kamayurá. Foto: Ricardo Teles
Menina junto com seu animal de estimação, um macaco-aranha, observa a fumaça de queimadas no horizonte. Foto: Ricardo Teles

Fonte: Mongabay Brasil
Publicação Ambiente Legal, 04/01/2024
Edição: Ana Alves Alencar

As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.

Tags: águas do XinguAmazôniacomunidades indígenasindígenas da AmazôniaParque Indígena do Xingupovos tradicionaissustentabilidade
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