Revista Ambiente Legal
15
Do descobrimento da
Terra Brasilis
para cá, muita coisa
mudou, mas nossa inebriante natureza, mesmo saqueada e de-
vastada através dos séculos, ainda tem o poder de provocar em-
basbacamento entre visitantes estrangeiros e nacionais. Outro
fato: no mundo inteiro, o turismo produz generosas divisas,
mas, no Brasil, país dos contrastes, o setor ainda caminha a
passos tímidos, apesar de nossa incomparável e bastante inve-
jada oferta de paisagens, todas dignas de cartão postal.
Mas esbanjar mais de mil e uma belezas sem oferecer in-
fra-estrutura adequada e mão-de-obra qualificada, só para citar
dois exemplos, “queima o filme” e o resultado, óbvio, é a perda
de divisas nesse mercado altamente competitivo.
Um dado sintomático é que polpudos US$ 495 milhões
foram gastos pelos brasileiros com viagens ao exterior, entre
janeiro e maio de 2006, o que gerou um déficit de US$ 154
milhões em nossa balança de turismo. A França, um dos países
mais procurados pelos turistas brasileiros, nos dá uma lição:
88%
da população daquele país viajam dentro de suas fron-
teiras.
Desconhecimento
Certo é que o Brasil está longe de
ser um destino obrigatório entre os que procuram paisagens
deslumbrantes e contato direto com uma rica biodiversidade e
cultura. Os turistas estrangeiros não têm notícia de nada além
do Rio de Janeiro, “pedacinhos” da Amazônia e uma ou outra
praia do Nordeste. Pior: nem os próprios brasileiros, que se-
guem em número crescente, ano após ano, para roteiros fora
de nossas fronteiras, estão mais informados.
Especialistas da área afirmam que nossas autoridades não
têm se empenhado em criar um ambiente capaz de atrair mais
visitantes para nossas muitas atrações, bem como trazer para
cá investidores interessados em “turbinar” especialmente o seg-
mento do ecoturismo.
Melhor investimento
-
Uma pergunta que não pode ca-
lar: que investimento dá um retorno tão polpudo quanto o
turismo e seus vários segmentos, que a cada 1 dólar investido
atrai outros US$ 6? É a versão contemporânea do milagre da
multiplicação dos pães, melhor dizendo dos dólares, nesses
Renato Cardoso / SXC
Marcelo Brito Filho / SXC
As praias do Brasil são a atração mais conhecida no exterior