Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
sábado 17 de maio de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Geral

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

by Portal Ambiente Legal
24 de abril de 2019
in Geral
20
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

Lonomia ou taturana - Imagem reproduzida da internet

11.6k
SHARES
144.4k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

 Taturana Assassina, um pesadelo que migrou do Amapá para todo o Brasil

 

 

Lonomia ou taturana - imagem reproduzida da internet.
Colônia de Lonomias ou taturanas

 

 

 

Ambiente Legal

Embora pareçam inofensivas, as lonomias, mais conhecidas como taturanas, provocam graves queimaduras e até mesmo a morte em animais e seres humanos. Conhecidas popularmente como “lagartas de fogo”,  “mandruvás” ou “mondrovás”, elas se transformam, na fase adulta, em mariposas.

Devido à supressão do Cedro e da Aroeira, seu habitat natural, onde costumava se alojar nos pontos mais altos, as lonomias migraram para as árvores frutíferas, mais baixas, onde passaram a desovar e desenvolver suas colônias, de forma exponencial. Nas cidades, a ausência de uma determinada espécie de mosca e a redução das vespas (que depositam os ovos no corpo da lagarta, matando-a), bem como a ocorrência rara de um determinado tipo de vírus, de percevejos e vermes, predadores naturais das taturanas, permitiu que elas se expandissem no meio urbano, aproximando-as do contato humano.

Lonomia ou taturana - Imagem reproduzida da internet
Lonomia

Para se ter uma idéia, na região sul do Brasil, mais de mil ocorrências de contato com risco à saúde humana ocorreram nos últimos dez anos, com alguns óbitos registrados.

Tendo migrado (talvez por conta do transporte de madeira) do Amapá (região natural desse tipo de lagarta) para todo o Brasil, a partir da década de 80, elas passaram a ser facilmente encontradas em regiões de matas e mesmos em parques nas áreas urbanas, no sul e sudeste, principalmente nas épocas mais quentes do ano.

A identificação de lonomias é dificultada quando elas formam colônias pois, para se defenderem dos predadores, ficam juntas, grudadas nos troncos das árvores, formando desenhos como se fossem um nó no tronco ou parte da folhagem. A pessoa que inadvertidamente tocá-las,  recebe alta dose de toxinas, que dão a sensação de queimadura, podendo levar á morte se a pessoa for alérgica.

O risco é muito grande se a espécie for a lonomia oblíqua, a mais temível e mortífera de todas.

Lonomia ou taturana - imagem reproduzida da internet
camuflagem da lagarta pode ser mortal (foto: lagarta automeris)

A toxina da lonomia oblíqua reduz, no organismo da vítima, a formação de fibrina, substância responsável pela coagulação do sangue. A diminuição da fibrina pode causar graves hemorragias. “A pessoa sangra pelo nariz, pelas gengivas e por vários órgãos do corpo. Acredita-se que a gravidade desses efeitos está relacionada à quantidade de toxina liberada”, afirma o entomologista (especialista em insetos) Roberto Henrique Pinto Moraes, do Instituto Butantan, em São Paulo.

A taturana é pequenina: mede entre 5 e 7 centímetros; mas tem o corpo coberto de pêlos espinhosos, de onde sai o veneno, que  matou nove pessoas no Brasil ,entre 1989 e 1995, ano em que o Butantan desenvolveu o soro antilonômico.

Todo cuidado é pouco a entrar numa região de mata ou, subir numa árvore sem olhar, minunciosamente, seu tronco e seus galhos e folhas.

 Em caso de acidente, deve-se:

– Procurar o Serviço de Saúde imediatamente / atendimento médico

– Levar consigo algumas lagartas em frasco fechado, porém com ventilação e algumas folhas de planta para alimentação dos insetos, para que seja identificado o tipo de lo

– Em São Paulo, comunicar o Instituto Butantan – Endereço: Avenida Vital Brasil, 1500, Butantã – Telefone: (11) 2627-9300

 
Texto e pesquisa: Pinheiro Pedro e Ana Alencar
Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/queimadura-de-taturana-pode-matar
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=388
 http://www.usp.br/agen/repgs/2003/pags/009.htm

 

 

 

Tags: Ana Alves AlencarAntonio Fernando Pinheiro PedroButantanhabitat naturallagartas de fogoLonomiamandruvámondrováspraga urbanaTaturana
Previous Post

CONGESTIONAMENTO FÓSSIL

Next Post

LENTIDÃO “SUCATEIA” RECICLAGEM DE VEÍCULOS APREENDIDOS

Next Post
LENTIDÃO “SUCATEIA” RECICLAGEM DE VEÍCULOS APREENDIDOS

LENTIDÃO "SUCATEIA" RECICLAGEM DE VEÍCULOS APREENDIDOS

Comments 20

  1. Jairo says:
    7 anos ago

    Apareceu em meu quintal no tronco do limoeiro,quero saber se é necessário matar ou deixa virar borboletas ?
    Obrigado

    Responder
    • Marcio says:
      6 anos ago

      Além de serem invasoras, quando fora do Amapá, são extremamente perigosas aos humanos e animais. Devem ser controladas.

      Responder
      • Fátima says:
        6 anos ago

        Olá, estou com o mesmo problema, e tenho um cachorro no quintal, como posso remover ?
        Obrigada

        Responder
  2. EURIPEDES says:
    7 anos ago

    Encontrei mais de 100 em uma árvore em minha chácara hoje. Ainda bem que li um artigo sobre ela ha pouco tempo e as deixei pra lá.

    Responder
  3. Gerda says:
    7 anos ago

    Só para constar, a lagarta verde na folha que está com legenda sobre camuflagem, não é uma Lonomia e sim uma Automeris! Que não tem nem de longe o mesmo pertencial médico da Lonomia

    Responder
  4. Fátima says:
    6 anos ago

    Olá, estou com o mesmo problema, e tenho um cachorro no quintal, como posso remover ?
    Obrigada

    Responder
  5. Luciano Pena says:
    6 anos ago

    Boa tarde. Tenho plantas pequenas de cedro no meu quintal que nasceram de uma árvore antiga. Foi derrubada devido uma tempestade. Estimo 28 anos devido aos anéis. Várias sementes brotaram e algumas estão sendo atacadas no broto fazendo-o secar. Sei que é uma lagarta azulada porque cortei abaixo do broto seco e a vi.
    Quero que essas árvores se multipliquem mas têm sofrido atraso e morte.
    Que posso fazer? Tenho fotos é possível enviá-las?
    Grato
    Luciano Pena.

    Responder
  6. Lili says:
    6 anos ago

    Essa largata ela queimou minha mao:-(

    Responder
  7. Hedi Kruger says:
    6 anos ago

    Gostaria de saber se a tipo verde faz casulo e dos se transforma em borboleta…

    Responder
  8. Luciane says:
    5 anos ago

    Encontrei no meu quintal uma idêntica ess que parece um pinheiro ou tuia ela é perigosa?? Sou da região centro oeste.

    Responder
  9. Manoela says:
    5 anos ago

    Hoje uma igual a essa encostou no joelho da minha tia e ficou uma queimadura horrível, porém ela jogou álcool imediatamente e já não tem mais mancha nenhuma.

    Responder
  10. vitoria silmara says:
    5 anos ago

    muito bom as informacoe passadas neste site me ajuda muito …obrigado

    Responder
  11. Reinaldo says:
    5 anos ago

    Fui picado por uma verde ontem
    As dores sao constantes sinto muita dor
    depois da picada o lugar ficou quentíssimo

    Responder
  12. Celso says:
    5 anos ago

    Olá boa noite , eu encostei a mão em uma , e minha mão inchou no lugar atingido , e ficou super vermelho , estava na lavoura de café , ontem , me ajudem !

    Responder
  13. Vivian Barboza says:
    5 anos ago

    Oi ,a minha vizinha tem um pé de manga está infestada de largatas peludas enormes elas são preta e branca, encontrei uma em minha parede estou com medo pq tenho cachorro ela também tem mais não toma nenhuma providência ,oq podemos fazer para acabar com a infestação?elas estão fazendo uma bola com um monte junta nos troncos .

    Responder
  14. Rafael Leite says:
    5 anos ago

    Meu sogro acabou de encontrar uma taturana no quintal dele. Falei q um dia, qdo eu tinha meus 14 anos, estava brincando em cima de uma árvore qdo encostei numa taturana verde. Foi uma queimadura violenta, tive calafrios e febre. Dei um Google pra tentar mostra-lo uma imagem da tal taturana. Encontrei a foto dela, cliquei na imagem e eia que me essa reportagem… simplesmente assustador!!!!!! Ainda bem que não tive nada mais grave.

    Responder
  15. Elisene says:
    4 anos ago

    Agora pouco fui no quintal da minha mãe apanhar umas acerolas, ando vi estava colocando a mão em cima de uma lagarta verde limão, muito felpuda aí gritei. Pra mãe ela veio e tinha outra matamos fui pesquisar e descobri que ela até mata e é tóxica o que vamos fazer com o pé de acerola????

    Responder
  16. Anaina Mendonça Neto says:
    4 anos ago

    Tem muitas no meu abacateiro eu coloco elas num vidro com álcool pois quando ela queima o álcool acalma a ardencia

    Responder
  17. Thaina Cristina says:
    4 anos ago

    Estava numa praça e a taturana picou minha bunda, gritei que nem doida com minha amiga, ela riu muito de mim 🙁
    Imediatamente passei alcool e achei que fosse morrer. Mas to viva

    Responder
  18. Edinaldo Rodrigues gonzaga says:
    4 anos ago

    COMO COMBATER AS TATURANAS NO TRONCO DAS LARANJEIRAS?

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
ENTRE ESCASSEZ E CONFLITO, POVO PATAXÓ TRANSFORMA FAZENDA DEGRADADA EM EXEMPLO DE AGROECOLOGIA

ENTRE ESCASSEZ E CONFLITO, POVO PATAXÓ TRANSFORMA FAZENDA DEGRADADA EM EXEMPLO DE AGROECOLOGIA

15 de maio de 2025
AS RIQUEZAS CONCRETAS DO PATRIMÔNIO NATURAL NO PANTANAL BRASILEIRO

AS RIQUEZAS CONCRETAS DO PATRIMÔNIO NATURAL NO PANTANAL BRASILEIRO

15 de maio de 2025
PODCAST GENTE QUE FALA – EPISÓDIO #4 – ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO

PODCAST GENTE QUE FALA – EPISÓDIO #4 – ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO

15 de maio de 2025
SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 2º EP – INSTITUTO AGWA

SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 2º EP – INSTITUTO AGWA

4 de maio de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre