Taturana Assassina, um pesadelo que migrou do Amapá para todo o Brasil
Ambiente Legal
Embora pareçam inofensivas, as lonomias, mais conhecidas como taturanas, provocam graves queimaduras e até mesmo a morte em animais e seres humanos. Conhecidas popularmente como “lagartas de fogo”, “mandruvás” ou “mondrovás”, elas se transformam, na fase adulta, em mariposas.
Devido à supressão do Cedro e da Aroeira, seu habitat natural, onde costumava se alojar nos pontos mais altos, as lonomias migraram para as árvores frutíferas, mais baixas, onde passaram a desovar e desenvolver suas colônias, de forma exponencial. Nas cidades, a ausência de uma determinada espécie de mosca e a redução das vespas (que depositam os ovos no corpo da lagarta, matando-a), bem como a ocorrência rara de um determinado tipo de vírus, de percevejos e vermes, predadores naturais das taturanas, permitiu que elas se expandissem no meio urbano, aproximando-as do contato humano.
Para se ter uma idéia, na região sul do Brasil, mais de mil ocorrências de contato com risco à saúde humana ocorreram nos últimos dez anos, com alguns óbitos registrados.
Tendo migrado (talvez por conta do transporte de madeira) do Amapá (região natural desse tipo de lagarta) para todo o Brasil, a partir da década de 80, elas passaram a ser facilmente encontradas em regiões de matas e mesmos em parques nas áreas urbanas, no sul e sudeste, principalmente nas épocas mais quentes do ano.
A identificação de lonomias é dificultada quando elas formam colônias pois, para se defenderem dos predadores, ficam juntas, grudadas nos troncos das árvores, formando desenhos como se fossem um nó no tronco ou parte da folhagem. A pessoa que inadvertidamente tocá-las, recebe alta dose de toxinas, que dão a sensação de queimadura, podendo levar á morte se a pessoa for alérgica.
O risco é muito grande se a espécie for a lonomia oblíqua, a mais temível e mortífera de todas.
A toxina da lonomia oblíqua reduz, no organismo da vítima, a formação de fibrina, substância responsável pela coagulação do sangue. A diminuição da fibrina pode causar graves hemorragias. “A pessoa sangra pelo nariz, pelas gengivas e por vários órgãos do corpo. Acredita-se que a gravidade desses efeitos está relacionada à quantidade de toxina liberada”, afirma o entomologista (especialista em insetos) Roberto Henrique Pinto Moraes, do Instituto Butantan, em São Paulo.
A taturana é pequenina: mede entre 5 e 7 centímetros; mas tem o corpo coberto de pêlos espinhosos, de onde sai o veneno, que matou nove pessoas no Brasil ,entre 1989 e 1995, ano em que o Butantan desenvolveu o soro antilonômico.
Todo cuidado é pouco a entrar numa região de mata ou, subir numa árvore sem olhar, minunciosamente, seu tronco e seus galhos e folhas.
Em caso de acidente, deve-se:
– Procurar o Serviço de Saúde imediatamente / atendimento médico
– Levar consigo algumas lagartas em frasco fechado, porém com ventilação e algumas folhas de planta para alimentação dos insetos, para que seja identificado o tipo de lo
– Em São Paulo, comunicar o Instituto Butantan – Endereço: Avenida Vital Brasil, 1500, Butantã – Telefone: (11) 2627-9300
Texto e pesquisa: Pinheiro Pedro e Ana Alencar
Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/queimadura-de-taturana-pode-matar
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=388
http://www.usp.br/agen/repgs/2003/pags/009.htm
Apareceu em meu quintal no tronco do limoeiro,quero saber se é necessário matar ou deixa virar borboletas ?
Obrigado
Além de serem invasoras, quando fora do Amapá, são extremamente perigosas aos humanos e animais. Devem ser controladas.
Olá, estou com o mesmo problema, e tenho um cachorro no quintal, como posso remover ?
Obrigada
Encontrei mais de 100 em uma árvore em minha chácara hoje. Ainda bem que li um artigo sobre ela ha pouco tempo e as deixei pra lá.
Só para constar, a lagarta verde na folha que está com legenda sobre camuflagem, não é uma Lonomia e sim uma Automeris! Que não tem nem de longe o mesmo pertencial médico da Lonomia
Olá, estou com o mesmo problema, e tenho um cachorro no quintal, como posso remover ?
Obrigada
Boa tarde. Tenho plantas pequenas de cedro no meu quintal que nasceram de uma árvore antiga. Foi derrubada devido uma tempestade. Estimo 28 anos devido aos anéis. Várias sementes brotaram e algumas estão sendo atacadas no broto fazendo-o secar. Sei que é uma lagarta azulada porque cortei abaixo do broto seco e a vi.
Quero que essas árvores se multipliquem mas têm sofrido atraso e morte.
Que posso fazer? Tenho fotos é possível enviá-las?
Grato
Luciano Pena.
Essa largata ela queimou minha mao:-(
Gostaria de saber se a tipo verde faz casulo e dos se transforma em borboleta…
Encontrei no meu quintal uma idêntica ess que parece um pinheiro ou tuia ela é perigosa?? Sou da região centro oeste.
Hoje uma igual a essa encostou no joelho da minha tia e ficou uma queimadura horrível, porém ela jogou álcool imediatamente e já não tem mais mancha nenhuma.
muito bom as informacoe passadas neste site me ajuda muito …obrigado
Fui picado por uma verde ontem
As dores sao constantes sinto muita dor
depois da picada o lugar ficou quentíssimo
Olá boa noite , eu encostei a mão em uma , e minha mão inchou no lugar atingido , e ficou super vermelho , estava na lavoura de café , ontem , me ajudem !
Oi ,a minha vizinha tem um pé de manga está infestada de largatas peludas enormes elas são preta e branca, encontrei uma em minha parede estou com medo pq tenho cachorro ela também tem mais não toma nenhuma providência ,oq podemos fazer para acabar com a infestação?elas estão fazendo uma bola com um monte junta nos troncos .
Meu sogro acabou de encontrar uma taturana no quintal dele. Falei q um dia, qdo eu tinha meus 14 anos, estava brincando em cima de uma árvore qdo encostei numa taturana verde. Foi uma queimadura violenta, tive calafrios e febre. Dei um Google pra tentar mostra-lo uma imagem da tal taturana. Encontrei a foto dela, cliquei na imagem e eia que me essa reportagem… simplesmente assustador!!!!!! Ainda bem que não tive nada mais grave.
Agora pouco fui no quintal da minha mãe apanhar umas acerolas, ando vi estava colocando a mão em cima de uma lagarta verde limão, muito felpuda aí gritei. Pra mãe ela veio e tinha outra matamos fui pesquisar e descobri que ela até mata e é tóxica o que vamos fazer com o pé de acerola????
Tem muitas no meu abacateiro eu coloco elas num vidro com álcool pois quando ela queima o álcool acalma a ardencia
Estava numa praça e a taturana picou minha bunda, gritei que nem doida com minha amiga, ela riu muito de mim 🙁
Imediatamente passei alcool e achei que fosse morrer. Mas to viva
COMO COMBATER AS TATURANAS NO TRONCO DAS LARANJEIRAS?