Por Danielle Denny
O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP) coordena a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, aprovado em 10 de outubro de 2006 e alterado, em 2007 e 2008, pelas Leis Complementares nº 213 e 220.
O diretor-presidente do IPPLAP, Lauro Pinotti, identifica que o maior desafio é conferir auto executabilidade ao plano, pois a regra na maioria das cidades é eles serem muito indicativos, mas pouco práticos. As metas precisam, por exemplo, estabelecer diretrizes para criação de novas centralidades, para que as pessoas do entorno não tenham de se deslocar ao centro da cidade para ter acesso à infraestrutura, complementa Pinotti.
Um estudo prévio identificará, ainda, o percentual de ciclabilidade das vias piracicabanas para incluir a bicicleta como modal integrado com o transporte público, a fim de remediar, de forma sustentável, o problema de mobilidade urbana que a ocupação desordenada causou no decorrer dos anos.
Assista ao vídeo em que o diretor-presidente do IPPLAP, Lauro Pinotti, explica a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Piracicaba: