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Politica Renovada: quem ganhou com as eleições municipais

by Portal Ambiente Legal
12 de março de 2013
in Geral
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Politica Renovada: quem ganhou com as eleições municipais
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Por Antônio Carlos Lago*

Antônio Carlos Lago (Foto: Site RP-Bahia)

As últimas eleições  municipais abriram novas perspectivas e esperança para a sociedade brasileira. O resultado das urnas deu início a um novo processo de renovação no País e certamente muitos segmentos políticos vão ganhar e lideranças rejeitadas começam a perder  espaços para o novo. Renovação é a palavra de ordem do atual quadro político do Brasil.

A partir desta renovação começam a despontar candidatos para conduzir este processo e não adianta querer esconder que é impossível adiar uma transição que já  começou. O momento é de mudanças de gerações, de pensamentos e de comportamentos. Se percebe claramente que os antigos lideres cada vez mais perdem espaços, fato que  empurra os mais jovens para a frente. O Brasil mais uma vez mostra que é necessário mudar e a renovação é o caminho para se começar uma nova fase na vida de todos.

O novo é uma exigência da sociedade. O importante é a população não entrar em aventuras  e perceber que as eleições municipais têm sua lógica própria. Cada uma apresenta suas razões e opções conforme  a região.  Elas  seguem preferências específicas dos problemas vividos  pelas cidades.   Existe um desgaste natural nos nomes dos candidatos  mais  antigos.  Os nomes mais conhecidos e que são facilmente identificados pelos eleitores meses antes das eleições, sofrem rejeições ao longo do processo eleitoral. O eleitor não gosta de perder e a novidade  acaba sendo a fórmula de sucesso válido para quem quer sair vitorioso na disputa.

As eleições fazem surgir novos personagens e sepultam outros. Os velhos que não querem perder espaço, os jovens que surgem e  viram astros e outros que em seguida se apagam. Hoje, estamos vivenciando um processo  que tem como resultado o surgimento de lideranças deste  desafiante padrão eleitoral. São caras novas que representam partidos que estão buscando  um novo protagonismo no cenário nacional.

Neste processo político eleitoral, a comunicação tem um papel fundamental e num país com democracia nova, como o Brasil, é preciso ter uma mídia forte, sem interferências  e se valendo de um  mercado competitivo é diversificado.

A sociedade precisa de alternativas e para isso, é necessário independência de ações sem deixar de considerar a força das novas tecnologias que de certa forma estão mudando o modelo de negócios das empresas e a forma de relacionamento com os diversos segmentos e público. O que se viu durante as eleições foram muitas novidades e surpresas. Os profissionais de comunicação foram  buscar novos mercados e aprenderam a trabalhar com as mídias sociais tanto para distribuir como para receber informações – um processo integrado que teve um  resultado: O  novo foi o vencedor.

Ficou claro que nas últimas eleições quem subestimou a importância da comunicação e não soube tirar proveito dos resultados das redes sociais, acabou tropeçando.  Podemos avaliar sua força e repercusões quando são criados fóruns de discussões  espontâneos em torno de temas, acontecimentos, empresas, instituições prestadoras de serviços e pessoas públicas – um espaço livre onde qualquer um pode expressar opiniões sem censura para um número inigualável de pessoas.

Esta mobilização acontece a qualquer momento, basta recordarmos alguns acontecimentos, como o julgamento e resultados do mensalão, as surpresas nos resultados das  eleições  quando candidatos favoritos perderam e azarões venceram e não podemos deixar  de citar as eleições para presidente dos Estados Unidos, que pela segunda vez, se valeu das redes sociais e da comunicação dirigida para vencer as eleições.

Mesmo não se tendo um controle preciso das mídias sociais, ela continua fazendo a diferença e sendo decisiva para agradar ou desagradar  pessoas, movimentos e instituições. No caso das  eleições, a sociedade deve agradecer pelos resultados e pela esperança de termos governantes mais comprometidos com a população, o país e pelo espaço criado para que o novo e as novas lideranças possam começar a ocupar os seus lugares.

O  Brasil é um exemplo neste segmento. Temos uma sociedade conectada onde o usuário quer tudo para hoje e tem o poder de vender conteúdos e mudar conceitos.

Candidatos as próximas eleições precisam ficar atentos e valorizar as  ferramentas de comunicação. Devem estar preparados para os desafios e acompanhar as mudanças tecnológicas neste campo  capaz  construir   derrotas e vitórias de políticos despreparados que menosprezam seus propositores, sem  inovar e nem acreditar  nesta mídia diferenciada e forte.

Tudo indica que nas próximas eleições vamos  ter mais surpresas e os ventos apontam para as novas lideranças que estão surgindo e se organizando utilizando a mobilização tecnológica que os jovens estão dominando. Alguns políticos  já demonstram que a partir dos resultdos das últimas eleições passaram a conquistar simpatizantes pelo novo, pelo jovem e que os correlegionários estão cansados das promessas dos desacreditado políticos da velha guarda que não querem largar a rapadura e nem tão pouco o osso do poder conquistado de forma fantasiosa.

Muitos políticos novos e mais jovens saíram na frente  e sabem do compromisso que vão ter para conquistar o eleitorado utilizando estas ferramentas. O apoio que  tiveram vão refletir diretamente nas próximas disputas e nem sempre a estrutura partidária e o carisma são mais importante do que propostas e estratégias de negociações com determinados segmentos da sociedade. Neste processo, é bom ter um país com oposição organizada e com programas capazes de responder nos bons e maus momentos.

Em eleições, as urnas separam vitoriosos e derrotados. O alto índice  de abstenção, votos em branco e nulo que ocorreu na última disputa eleitoral, são um alerta para a sociedade. O momento agora é de reflexão. É preciso avaliar  disputas localizadas no âmbito dos municípios que sinalizam o desempenho das forças políticas e das novas lideranças que se preparam para as corridas estaduais e presidenciais de 2014.  O novo deve ser vencedor e  o que  se espera  nas  próximas eleições são resultados capazes de mostrar que ainda existe espaço para se fazer política séria e consistente no Brasil.

* Antonio Carlos Lago é relações-públicas, jornalista e especialista em educação superior. Atualmente é Analista Ambiental da Assessoria de Comunicação do IBAMA, em Brasília, e Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP/DF. Atuou como assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; assessor de Relações Públicas do IBAMA; coordenador geral de Comunicação Social da FENAJ; assessor de Comunicação Social do Ministério do Interior.

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Comments 1

  1. Marcos Roberto Morais da Silva says:
    5 anos ago

    Parabéns ótimo depoimento,,,levaremos como exemplo,,,dedicação inteligência e sabedoria….Parabéns….

    Responder

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