Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
terça-feira 10 de junho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Geral

Transporte Marítimo, Portos e o Comércio Exterior: Mudanças Tecnológicas Pós Coronavírus

by Portal Ambiente Legal
7 de maio de 2020
in Geral, Justiça e Política
0
Transporte Marítimo, Portos e o Comércio Exterior: Mudanças Tecnológicas Pós Coronavírus

Imagem da internet

160
SHARES
2k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter
Imagem da internet
Imagem da internet

 

Por Alexandre Machado*

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (2019-nCoV) está afetando substancialmente a vida e os meios de subsistência das pessoas e colocando um estresse extremo nos sistemas socioeconômicos. A colaboração internacional, a coordenação e a solidariedade serão fundamentais para superar esse desafio global sem precedentes.

Como parte dos esforços destinados a reduzir a propagação internacional do vírus e a mitigar as consequências potencialmente prejudiciais da pandemia, os formuladores de políticas precisam tomar uma série de medidas para garantir a facilitação do comércio internacional e do transporte de mercadorias.

Nesse sentido, o novo coronavírus vem atuando como catalizador de uma revolução tecnológica, que já estava em andamento, acelerando sua mudança na perspectiva da digitalização e da automação do setor. Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD,2020), é crucial manter os navios em movimento, os portos abertos e o comércio transfronteiriço e de trânsito fluindo, assegurando que as agências de fronteira possam realizar com segurança todos os controles necessários. Hoje as aduanas enfrentam o desafio de acelerar as importações, as exportações e o trânsito, especialmente alimentos, energia e os suprimentos médicos, fornecendo um desembaraço rápido e adequado, além de um controle de conformidade preciso.

Vale dizer que os trabalhadores, empresas de serviços e a infraestrutura de suporte necessitam ser protegidos com prioridade. Nesse sentido, os governos precisam adotar abordagens comuns para resolver problemas globais, a fim de evitar um colapso econômico generalizado e interrupções críticas da cadeia global de suprimentos.

Na ausência de uma ação urgente, a recuperação econômica pós-pandemia pode ser severamente prejudicada, piorando as perspectivas de desenvolvimento sustentável a longo prazo, principalmente para os mais pobres e vulneráveis. Nessa perspectiva, quando analisamos a entrada e a saída de um navio no porto, informações vitais sobre cargas, mercadorias perigosas, tripulação e muitas outras necessitam ser trocadas com as autoridades em terra.

Nesse sentido e nos termos da Convenção sobre Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional (FAL), a qual o Brasil é signatário, as autoridades públicas agora, serão obrigadas a configurar sistemas para que tudo isso aconteça digitalmente. Para tanto, a Organização Marítima Internacional (IMO), criou uma parceria com a Organização Mundial das Alfândegas (WCO) e a Organização Internacional de Padronização (ISO), em 15 de março de 2020, visando aumentar a digitalização no transporte marítimo. Da mesma forma, outros setores não ficaram de fora, como a UNCTAD, que, em recente relatório publicado em abril de 2020, apresentou um plano de ação de 10 pontos para fortalecer o comércio internacional e a facilitação de transportes em tempos de pandemia. Para tanto, destacam-se as recomendações quanto ao processo de comercio internacional que precisa ser desmaterializado, por meio de digitalização e automação, e, ao mesmo tempo, os esforços para combater as ameaças cibernéticas precisam ser ampliadas com urgência.

A implementação de soluções de facilitação do comércio eletrônico e sistemas modernos de desembaraço aduaneiro devem ser prioridades internacionais, como por exemplo o Operador Econômico Autorizado (AEO), e suas principais ferramentas de processamento antes da chegada, para garantir um ambiente comercial seguro, transparente e previsível.

Dessa forma, é certo afirmar que o mundo como o conhecemos acabou. A crise mundial induzida pelo novo coronavírus não apenas mudou a maneira como encaramos os riscos de novos vírus e pandemias globais, muito aceleradas por viagens, mas também a maneira como sobreviveremos no futuro. Entender e aceitar o problema antecipadamente, proporcionará aos CEOs, diretores e gerentes de negócios a possibilidade de analisar com atenção o que essas mudanças significam para o setor, criando vantagens competitivas através de ferramentas tecnológicas capazes de minimizar futuros danos colaterais.

Artigo originalmente publicado no jornal A Tribuna

 

AlexandreMachado*Alexandre Machado é Doutor em Direito Ambiental Internacional e Mestre em Direito Ambiental, possui Especialização em Direito do Petróleo e Gás e Didática do Ensino Superior, professor de Terminais Offshore, Transporte Marítimo e Comércio Exterior e Logística na Faculdade Estadual de Tecnologia da Baixada Santista (FATEC Rubens Lara/SP).

 

Fonte: o próprio autor
Publicação Ambiente Legal, 07/05/2020
Edição: Ana A. Alencar

 

Tags: comércio exteriorcrise mundial e novo coronavírusmudanças tecnológicasOrganização Marítima Internacionalpandemia e transporte marítimoportos e o Covid-19Tráfego Marítimo Internacionaltransporte marítimo
Previous Post

Destroços encontrados em Pompeia sugerem que romanos reciclavam lixo

Next Post

O dilema da Justiça e Segurança em um mesmo Ministério

Next Post
O dilema da Justiça e Segurança em um mesmo Ministério

O dilema da Justiça e Segurança em um mesmo Ministério

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

6 de junho de 2025
USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

28 de maio de 2025
SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

28 de maio de 2025
O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

28 de maio de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre