Projeto itinerante visita periferias da capital paulista com apresentações culturais e revitalização dos espaços públicos
A apresentação começa antes mesmo dos artistas subirem ao palco. A montagem do cenário é parte essencial da narrativa e, em espaços abertos, exige soluções criativas que dialoguem com o ambiente. No projeto “Circo(ito) de Québra”, do coletivo artístico Circo de Québra, essa preparação integra a paisagem urbana, transformando as áreas públicas em palcos vivos.
O grupo propõe intervenções culturais nas periferias de São Paulo, aliando arte e sustentabilidade. Uma das principais preocupações do coletivo é respeitar a cultura e as especificidades de cada território, como destaca Wandré Gouveia, fundador do Circo de Québra.
“Cada periferia tem sua própria história, seu ritmo e uma maneira única de se expressar. Essa cultura está diretamente ligada ao espaço público. Por isso, antes de qualquer espetáculo, avaliamos a arquitetura da rua e dialogamos com os artistas locais para entender como podemos contribuir de forma respeitosa e construtiva com aquela comunidade”, diz Wandré.
O “Ciro(ito) de Québra” surgiu no bairro Jardim São Luiz, zona Sul de São Paulo, mas atualmente ocorre de forma itinerante, que percorre outras regiões periféricas da capital paulista. A iniciativa prevê apresentações artísticas e ações de revitalização do espaço o público, com limpeza, grafite e até instalações de hortas comunitárias. Artistas locais também são convidados a participar da programação, fortalecendo os vínculos com a comunidade.
O respeito com o território ganhou nova dimensão na edição de 2021 do “Circo(ito) de Québra”, quando foi implementado o primeiro “Parque de Québra”. O projeto foi desenvolvido a partir de escutas com os moradores, resultando na transformação de um local comum em um parque com brinquedos acessíveis e infraestrutura de lazer para a população.
Estão previstas novas agendas para “Circo(ito) de Québra” no mês de junho. O evento deve contar com apresentações artísticas e intervenções com o público no local.



Sobre o “Circo de Québra”
O “Circo de Québra” foi fundado em 2016 com a realização de um espetáculo circense envolvendo artistas e a comunidade do bairro Jardim São Luiz. O palco utilizado foi o escadão da Viela matriz do Projeto, hoje chamada de “Parque de Québra”. Desde então, o grupo já realizou mais de 100 eventos/atividades artísticas na viela, impactando mais de 3 mil pessoas. O coletivo também realiza o “Circo(ito) de Québra”, em que promove ações culturais para diferentes bairros periféricos de São Paulo, em parceria com coletivos e artistas dos territórios.
Saiba mais sobre o projeto e parcerias em CIRCO DE QUEBRA.ORG – https://www.instagram.com/circodequebra/
Fonte: Lucas Abreu Antonio – Educador social/Jornalista – (11) 9.9580-9575 – lukas_antonio10@hotmail.com
Publicação Ambiente Legal, 19/08/2025
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.