Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
quinta-feira 31 de julho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Clima e Energia

Combustível Sustentável de Aviação (SAF): Liderança vs. Escala — O Dilema Global e a Oportunidade Estratégica do Brasil

by Portal Ambiente Legal
30 de julho de 2025
in Clima e Energia, Destaque, Justiça e Política, Sustentabilidade
0
Combustível Sustentável de Aviação (SAF): Liderança vs. Escala — O Dilema Global e a Oportunidade Estratégica do Brasil

Foto - IA

153
SHARES
1.9k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

Está na hora de conectar o campo, o céu e o laboratório

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro e Rafael Possik Jr.*

Segundo a Bloomberg Green, o grupo IAG — dono da British Airways — foi o maior consumidor de SAF em 2024, adquirindo 55 milhões de galões a partir de óleos residuais e gordura animal. Mesmo assim, esse volume representou apenas 1,9% do total de combustível utilizado pela companhia, evidenciando o dilema da indústria: a ambição está crescendo mais rápido do que a escala.

Panorama Global: SAF Ainda É um Jogador Marginal

SAF deve representar apenas 0,7% da demanda global de combustível de aviação em 2024 — enquanto o tráfego de passageiros deve crescer 6%, anulando ganhos climáticos.

  • Nos Estados Unidos, apesar de compromissos públicos, o uso de SAF ainda é desregulado em nível federal.
    • A Alaska Airlines lidera com 0,68%, enquanto a American Airlines aparece com apenas 0,07%.
    • O país lançou o SAF Grand Challenge, com metas de 3 bilhões de galões até 2030 e 35 bilhões até 2050, mas enfrenta desafios de financiamento e infraestrutura.
    • Estados como Califórnia, Oregon e Washington adotaram programas próprios que geram créditos com SAF, tornando-se polos de inovação descentralizada.
  • Em Singapura, a estratégia é mais coordenada:
    • A partir de 2026, todos os voos que partem do país deverão usar SAF, com meta inicial de 1% e previsão de 5% até 2030.
    • A refinaria da Neste em Tuas é a maior planta de SAF do mundo, com capacidade de 1 milhão de toneladas por ano.
    • A Singapore Airlines e a Scoot já recebem SAF produzido localmente e distribuído diretamente no Aeroporto de Changi.

Pressões Econômicas e de Infraestrutura

O SAF custa atualmente de 2 a 4 vezes mais que o combustível fóssil convencional.

Patrocinadores como Microsoft e Autodesk ajudam a subsidiar o uso, mas o custo por tonelada evitada de CO₂ (US$150–$300) é muito superior ao das compensações tradicionais (~US$6,30).

A infraestrutura global, no entanto,  ainda é inconsistente: novas instalações surgem, mas fechamentos e retrações da indústria petrolífera dificultam o avanço.

Brasil: Um Exemplo de Potencial Estratégico…  Fragmentado

O Brasil tem vantagens únicas na corrida pelo SAF. 

O país conta com  biomassa abundante, domínio tecnológico em biocombustíveis e uma indústria aeronáutica de ponta. Também produz  matérias-primas comprovadas: etanol, óleo vegetal e resíduos agrícolas – que viabilizam rotas como HEFA, ATJ e Fischer-Tropsch.

Mas o Brasil também enfrenta desafios estruturais. Falta de integração entre a agroindústria, setor químico e aviação, o que limita o potencial de escala.

A produção de SAF depende ainda de investimentos bilionários em biorrefinarias e da articulação estratégica entre os ministérios (ANAC, MAPA, MCTI) e o setor privado.

Segmentos promissores como o de aeronaves não tripuladas (drones) — que cresceram 24% em 2024 — seguem fora das estratégias formais de SAF.

Plano SAF do Brasil até 2037 

O plano brasileiro, porém, no papel, apresenta metas ambiciosas, como se vê do quadro abaixo (Fonte: Lei nº 14.993/2024 – Programa Combustível do Futuro):

 Ano | Meta de Redução de Emissões | Produção Estimada de SAF
2027     1%     83 milhões de litros
2028     2%   153 milhões de litros
2037   10%     1,1 bilhão de litros

Há um caminho extenso e proporcionalmente complexo, que demandará foco estratégico e governança.

Conclusão 

É Preciso Conectar os Pontos — Antes que o Avião Decole

O SAF é peça-chave na descarbonização da aviação global, mas para escalar é preciso mais que ambição — é preciso colaboração sistêmica, políticas ousadas e infraestrutura que conecte campo, refinaria e pista.

O Brasil pode liderar esse movimento — e não ser apenas exportador de matéria-prima. Mas, para isso, precisa quebrar silos, unificar setores e colocar o SAF no centro da sua estratégia energética.

Está na hora de conectar o campo, o céu e o laboratório — antes que esse voo parta sem nós.

+Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Exerceu o cargo pioneiro de Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, de junho de 2021 a julho de 2023. Sócio fundador do escritório Pinheiro Pedro Advogados, é diretor da AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. Foi o 1o. presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, presidente da Câmara Técnica de Legislação do CEBDS, presidente do Comitê de Meio Ambiente da AMCHAM, coordenador da equipe encarregada de elaborar o substitutivo do PL, no mandato do Relator – Dep. Mendes Thame, que resultou na Lei de Política Nacional de Mudanças Climáticas,  consultor do governo brasileiro, do Banco Mundial, da ONU e vários outros organismos encarregados de aperfeiçoar o arcabouço legal e institucional do Estado no Brasil, integra o Centro de Estudos Estratégicos do Think Tank Iniciativa DEX, é Conselheiro  integrante do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da FIESP, Presidente da Associação Universidade da Água – UNIÁGUA, Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View. 

Rafael Possik Jr. é estrategista em gestão, políticas públicas e inteligência corporativa. É Assessor Especial na SP Negócios, onde aplica conceitos de estratégia militar à promoção de investimentos e exportações em São Paulo. Sócio da AICA — consultoria em agronegócio, energia e sustentabilidade — lidera projetos voltados à inovação e transição verde, conectando viabilidade econômica com impacto ambiental positivo. Agro-empreendedor e professor de Agronegócio na FAAP, preside a associação de ex-alunos da instituição. 

Fonte: The Eagle View
Publicação Ambiente Legal, 30/07/2025
Edição: Ana Alves Alencar

As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.

Tags: agronegóciobiocombustívelcombustível sustentável da aviaçãoEtanolSAF
Previous Post

A DECADÊNCIA PATÉTICA DA GRANDE IMPRENSA

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
Combustível Sustentável de Aviação (SAF): Liderança vs. Escala — O Dilema Global e a Oportunidade Estratégica do Brasil

Combustível Sustentável de Aviação (SAF): Liderança vs. Escala — O Dilema Global e a Oportunidade Estratégica do Brasil

30 de julho de 2025
A DECADÊNCIA PATÉTICA DA GRANDE IMPRENSA

A DECADÊNCIA PATÉTICA DA GRANDE IMPRENSA

23 de julho de 2025
AS RIQUEZAS CONCRETAS DO PATRIMÔNIO NATURAL NO PANTANAL BRASILEIRO

AS RIQUEZAS CONCRETAS DO PATRIMÔNIO NATURAL NO PANTANAL BRASILEIRO

23 de julho de 2025
O CONFRONTO DO LEÃO DO NORTE COM O RATO DO SUL GLOBAL.

O CONFRONTO DO LEÃO DO NORTE COM O RATO DO SUL GLOBAL.

21 de julho de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre