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Home Clima e Energia

ETANOL E COMBUSTÍVEIS VERDES: O FUTURO DA PROPULSÃO MARÍTIMA

by Portal Ambiente Legal
5 de setembro de 2025
in Clima e Energia, Destaque, Sustentabilidade
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ETANOL E COMBUSTÍVEIS VERDES: O FUTURO DA PROPULSÃO MARÍTIMA
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Oportunidade para Cingapura e o Brasil

Por Rafael Possik e Antonio Fernando Pinheiro Pedro+

O mundo está acelerando rumo à descarbonização, e o setor marítimo não fica de fora.

Com navios cruzando oceanos diariamente, a busca por alternativas aos combustíveis fósseis virou prioridade. Nesse cenário, o etanol aparece como uma solução promissora — mais segura, renovável e ambientalmente eficiente que o metanol. E dois países estão no centro dessa virada: Cingapura, como hub logístico global, e o Brasil, como potência bioenergética.

Etanol vs. Metanol: Qual a diferença — e por que isso importa?

Enquanto o metanol já é usado em algumas embarcações, o etanol se destaca por ser menos tóxico, mais seguro de manusear e com potencial de ser carbono negativo — especialmente quando produzido de forma sustentável. Em outras palavras, além de mover navios, ele pode ajudar a limpar o planeta.

O quadro abaixo auxilia na diferenciação de Metanol e Etanol:

Por que o etanol ainda se destaca?

Além de ser mais seguro, o etanol oferece:

  • Redução de até 90% nas emissões de CO₂
  • Produção escalável em países como Brasil e EUA
  • Menor risco ambiental e operacional
  • Compatibilidade com motores dual-fuel em desenvolvimento

O produto, assim, é bem mais adequado para o atingimento das metas de descarbonização na logística naval.

Cingapura: o hub ideal para combustíveis verdes

Cingapura não é só um ponto no mapa — é o maior centro de abastecimento marítimo do mundo, conectando mais de 600 portos em 123 países. Com infraestrutura avançada e projetos como o Tuas Port, totalmente automatizado, o país está pronto para liderar a distribuição global de combustíveis sustentáveis. E o Brasil pode ser o fornecedor estratégico dessa nova era.

Outras alternativas sustentáveis em destaque

O etanol não está sozinho nessa jornada. Veja outras opções que estão ganhando espaço:

  • GNL (Gás Natural Liquefeito): Reduz até 20% das emissões de CO₂
  • Amônia Verde: Sem emissão de CO₂, mas exige cuidados com toxicidade
  • Biodiesel e Biobunker: Produzidos a partir de resíduos, com pegada de carbono menor
  • Hidrogênio Verde: Alta densidade energética e zero emissões
  • E-metanol e Biometanol: Derivados de fontes renováveis, com potencial de reduzir até 95% das emissões

Oportunidade estratégica para o Brasil

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de etanol do mundo, com uma matriz baseada na cana-de-açúcar — uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta.

Isso significa:

  • Alta taxa de descarbonização (preferido até pela Califórnia)
  • Infraestrutura consolidada e cadeia produtiva madura
  • Potencial de exportação crescente (até 3 bilhões de litros/ano)
  • Valorização do agro nacional, com geração de emprego e inovação

Uma Proposta de Política Pública:

“Etanol Marítimo Brasileiro para o Mundo”

Para transformar essa oportunidade em liderança global, o Brasil pode apostar em:

  • Diplomacia energética com hubs como Cingapura e Rotterdam
  • Incentivo à produção de etanol 2G com crédito verde
  • Modernização de portos para abastecimento marítimo
  • Certificação internacional de sustentabilidade
  • Fomento à pesquisa em motores dual-fuel e logística inteligente

A governança necessária para a implementação dessa política demanda capacidade de liderança, transdisciplinariedade e contínua articulação com a inteligência do setor de pesquisas, Administração Pùblica e iniciativa privada.

Impacto no Setor de Energia e Logística

Essas ações podem revolucionar o setor energético brasileiro, fortalecendo a matriz renovável e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Na logística, adaptar portos e corredores de exportação para combustíveis verdes posiciona o Brasil como elo estratégico nas cadeias globais de descarbonização.

Conclusão

A transição para combustíveis verdes como etanol, amônia e GNL não é só uma tendência — é uma revolução estratégica. O Brasil tem tudo para ser protagonista, e Cingapura é o palco ideal para essa transformação logística e ambiental.

Se você atua em energia, logística ou sustentabilidade, vale acompanhar de perto esse movimento.

O futuro dos oceanos será mais limpo — e mais inteligente.

*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Exerceu o cargo pioneiro de Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, de junho de 2021 a julho de 2023. Sócio fundador do escritório Pinheiro Pedro Advogados, é diretor da AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. Foi o 1o. presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, presidente da Câmara Técnica de Legislação do CEBDS, presidente do Comitê de Meio Ambiente da AMCHAM, coordenador da equipe encarregada de elaborar o substitutivo do PL, no mandato do Relator – Dep. Mendes Thame, que resultou na Lei de Política Nacional de Mudanças Climáticas, consultor do governo brasileiro, do Banco Mundial, da ONU e vários outros organismos encarregados de aperfeiçoar o arcabouço legal e institucional do Estado no Brasil, integra o Centro de Estudos Estratégicos do Think Tank Iniciativa DEX, é Conselheiro integrante do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da FIESP, Presidente da Associação Universidade da Água – UNIÁGUA, Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.

*Rafael Possik Jr. é estrategista em gestão, políticas públicas e inteligência corporativa. É Assessor Especial na SP Negócios, onde aplica conceitos de estratégia militar à promoção de investimentos e exportações em São Paulo. Sócio da AICA — consultoria em agronegócio, energia e sustentabilidade — lidera projetos voltados à inovação e transição verde, conectando viabilidade econômica com impacto ambiental positivo. Agro-empreendedor e professor de Agronegócio na FAAP, preside a associação de ex-alunos da instituição.

Fonte: The Eagle View
Publicação Ambiente Legal, 05/09/2025
Edição: Ana Alves Alencar

As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.

Tags: biocombustívelbiomassaBrasilcombystíveis verdesEnergiaEnergia limpaEtanollogística sustentavelmetanolnaviosSingapuratransporte marítimo
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