Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
segunda-feira 25 de agosto de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Destaque

TÓQUIO 2020: 10 INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS DOS JOGOS OLÍMPICOS

by Portal Ambiente Legal
25 de julho de 2021
in Destaque, Geral, Sustentabilidade
0
TÓQUIO 2020: 10 INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS DOS JOGOS OLÍMPICOS
351
SHARES
4.4k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

Organizadores prometem os jogos mais verdes da história com apostas em material reciclado e energia renovável

Por Oscar Valporto*

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 – adiados para 2021 por conta da pandemia – sempre destacaram a interação de realizar os jogos “mais verdes” da história olímpica recente, inclusive com a ambição de ser carbono zero. Na semana anterior à abertura do evento marcada para esta sexta (23/07), o Comitê Organizador Tóquio 2020 divulgou a atualização de seu Relatório de Sustentabilidade Pré-Jogos com um balanço das suas iniciativas.

De acordo com o próprio relatório, o objetivo é fazer dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 uma “vitrine da sociedade sustentável”. O projeto de sustentabilidade envolve cinco temas principais: ‘Mudança Climática’, ‘Gestão de Recursos’, ‘Ambiente Natural e Biodiversidade’, ‘Direitos Humanos, Trabalho e Práticas Justas de Negócios’ e ‘Envolvimento, Cooperação e Comunicações’. A sustentabilidade do evento, portanto, inclui ações para promover a igualdade de gênero, a diversidade, a transparência e a inclusão.

A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto com Stanislav Vecera, CEO da Procter & Gamble, patrocinado do projeto dos pódios feitos de plástico reciclado: promessa de jogos mais verdes da história olímpica (Photo by ISSEI KATO / POOL / AFP)

Mas chamam a atenção os esforços para fazer dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 os mais verdes, no sentido de poupar os recursos da natureza – e destacamos aqui 10 iniciativas que vão servir de marcas para o evento.

1-Pódios de plástico reciclado – Pouco mais 24 toneladas de resíduos plásticos recicláveis foram coletados e utilizados na construção dos 98 Pódios da Cerimônia da Vitória que serão usados durante os Jogos de Tóquio 2020. O plástico foi coletado com a cooperação da população do Japão, que doou plásticos domésticos usados para reciclagem e também por meio de caixas de coleta colocadas em cerca de duas mil lojas de grandes varejistas, em 113 escolas e em outras organizações.

Estação de hidrogênio em Harumi, distrito de Tóquio, onde está a Vila Olímpica: principal local para reabastecimento de veículos com células do combustível que ficará com legado para a cidade (Foto: Divulgação

2-Energia renovável – O compromisso dos organizadores é ter 100% da eletricidade usada durante os Jogos Olímpicos de Tóquio vindas de fontes renováveis – boa parte através do fornecimento direto pela Eneos, empresa parceira olímpica de energia, através de uma usina de energia de biomassa na cidade de Kawasaki, e uma usina de energia solar fotovoltaica em Fukushima.

3-Certificados verdes – Para sedes de eventos esportivos onde não seja possível adquirir eletricidade renovável através das empresas de energia, o Comitê Organizador vai transformar sua eletricidade não renovável em eletricidade renovável usando certificados de energia verde. Esses créditos permitem que o valor equivalente ao gasto de energia não renovável seja investido em energia renovável no Japão.

Apresentação das medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio em evento a 50 dias da abertura: seis milhões de telefones celulares, usados, desmontados para retirar ouro, prata e bronze (Foto: Issei Kato / POOL / AFP – 03/06/2021)

4-Medalhas de celular – mais de seis milhões de telefones celulares usados e outras, pelo menos, 78 toneladas de computadores, tablets, monitores e outros aparelhos antigos ou quebrados foram recolhidos pela organização: ouro, prata e bronze, utilizados nesses aparelhos, foram a matéria-prima para a confecção das aproximadamente cinco mil medalhas que serão distribuídas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

5-Frota elétrica – Pelo menos 90% dos pouco mais de 2.600 veículos usados para transporte de atletas, árbitros e dirigentes serão movidos à energia elétrica. Veículos híbridos também serão utilizados pelos organizadores. Parte dos veículos a serem usados pelos atletas dentro da Vila Olímpico será, além de elétrica, também autônoma – ou seja, os veículos – com lugar para, em média, seis passageiros – andam sem motorista.

Carros elétricos e autônomos na Vila Olímpica de Tóquio: organizadores prometem jogos mais verdes da história (Foto: Behrouz Mehri/AFP)

6-Hidrogênio como combustível – Uma estação de hidrogênio foi inaugurada em outubro de 2020 em Harumi, distrito de Tóquio que abriga a Vila Olímpica / Paraolímpica. A estação será o principal – mas não o único – local para reabastecimento de veículos com células de combustível que fazem parte da frota olímpica. A estação será transferida para outro local diferente após os Jogos e continuará operando como parte do legado olímpico para o Japão.

7-Camas de papelão – Pela primeira vez na história olímpica, as camas dos atletas são feitas quase inteiramente de materiais renováveis. A Airweave, empresa japonesa de roupas de cama, está fornecendo cerca de 18 mil camas e colchões feitas de papelão com fibras de polietileno. Ponteiro da seleção, o brasileiro Douglas Souza – 1,99m de altura e 75 quilos de peso – pulou sobre sua cama na Vila Olímpica e atestou a resistência.

Camas de papelão exibidas na abertura oficial da Vila Olímpica de Tóquio: material para ser reaproveitado (Foto: Ryohei Moriya / The Yomiuri Shimbun / AFP – 20/06/2021)

8-Reaproveitamento da decoração – Os organizadores planejam que parte da decoração dos Jogos Olímpicos – respeitando a propriedade intelectual – seja transformada em bolsas, acessórios para portar crachás ou credenciais no pescoço, carteiras para documentos e outros produtos. Neste projeto, eles querem popularizar o conceito de upcycling (reaproveitamento de objetos) e apresentar um novo modelo de reciclagem de decoração de eventos.

9-Cuidados com resíduos – Os organizadores de Tóquio 2020 estabeleceram a meta de reaproveitar ou reciclar 65% dos resíduos gerados durante o evento. Serão instalados diferentes recipientes na Vila Olímpica e em todas as sedes de eventos esportivos para latas, garrafas, latas, papéis e alimentos e há uma campanha intensa para o descarte correto. Os resíduos não recicláveis serão destinados à geração de energia de biomassa. Também foram produzidos copos e embalagens de papel para substituir ao máximo o uso de plástico de uso único.

10-Pegada de carbono – De acordo com os organizadores, as emissões de carbono geradas pelos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão significativamente menores do que a pegada de carbono de Londres 2012 e do Rio 2016. Os Jogos de Tóquio não emitirão mais do que 2,73 milhões de toneladas de CO2 , em comparação com os 3,3 milhões de toneladas de CO2 de Londres e os 4,5 milhões de toneladas de CO2 do Rio de Janeiro. Esse cálculo foi feito antes dos espectadores estrangeiros fossem barrados e antes das restrições a público na maioria das sedes de eventos: portanto, espera-se que a pegada de carbono final seja ainda menor.

Painéis solares ao lado de um dos estádios para competições do Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: aposta em energias renováveis (Foto/Divulgação)

*Oscar Valporto é carioca e jornalista – carioca de mar e bar, de samba e futebol; jornalista, desde 1981, no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, no Governo do Rio, no Viva Rio, no Comitê Olímpico Brasileiro. Está de volta ao Rio após oito anos no Correio* (Salvador, Bahia), onde foi editor executivo e editor-chefe. É criador da página no Facebook #RioéRua, onde publica crônicas sobre suas andanças pela cidade

Fonte: Projeto Colabora

Publicação Ambiente Legal, 25/07/2021

Edição: Ana A. Alencar

As publicações não expressam necessariamente a opinião da revista, mas servem para informação e reflexão.

Tags: jogos olimpicos verdesolimpiadas sustentávelsustentabilidadeTóquio 2020
Previous Post

Série Especial – Decisões Judiciais Relevantes para as Questões Ambientais: Ep. 1

Next Post

PLANCLIMASP INDICA AÇÕES DE ADAPTAÇÃO DA CIDADE À MUDANÇA CLIMÁTICA

Next Post
PLANCLIMASP INDICA AÇÕES DE ADAPTAÇÃO DA CIDADE À MUDANÇA CLIMÁTICA

PLANCLIMASP INDICA AÇÕES DE ADAPTAÇÃO DA CIDADE À MUDANÇA CLIMÁTICA

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
ARTISTAS REALIZAM INTERVENÇÕES QUE MISTURAM ARTE COM SUSTENTABILIDADE

ARTISTAS REALIZAM INTERVENÇÕES QUE MISTURAM ARTE COM SUSTENTABILIDADE

19 de agosto de 2025
PROTESTO DE DELEGAÇÕES ESCANCARA CRISE DE HOSPEDAGEM NA COP30

PROTESTO DE DELEGAÇÕES ESCANCARA CRISE DE HOSPEDAGEM NA COP30

17 de agosto de 2025
O LEGADO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL E O DESAFIO DA COP 30

O LEGADO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL E O DESAFIO DA COP 30

17 de agosto de 2025
CLAMAR POR UNIÃO REVELA DESUNIÃO – CRISE Á VISTA

CLAMAR POR UNIÃO REVELA DESUNIÃO – CRISE Á VISTA

17 de agosto de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre