
Na contramão do atual cenário econômico do país, a anglo-holandesa Unilever inaugura sua 15° fábrica, em Aguaí (SP). A cerimônia contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; do vice-governador do Estado de São Paulo, Marcio França; do governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; do vice-prefeito de Aguaí, Adalberto Fassina; além de Paul Polman, CEO global da Unilever; e Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

“A operação brasileira é a segunda maior do mundo e, pela dimensão e potencial de crescimento, é extremamente estratégica para a companhia. O investimento em Aguaí é de longo prazo”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.
Aguaí entra em operação como uma das fábricas mais sustentáveis da Unilever no mundo. É um grande exemplo de como é possível crescer reduzindo os impactos ambientais.

Com uma área construída de 25 mil m², a fábrica de Aguaí, foi projetada dentro dos padrões de sustentabilidade da empresa, e da certificação LEED, concedida pelo Green Buiding Council (USGBC), selo internacional que atesta as construções que seguem padrões socioambientais.
Sendo uma das mais sustentáveis da Unilever do mundo, a fábrica começa a operar com consumo de energia 50% menor do que a média das outras fábricas da Unilever no mundo, reduzindo a emissão de CO2 .

Painéis solares garantem a geração de energia para toda a área administrativa.
Iluminação natural, lâmpadas led, modelos de ar condicionado, maquinário e motores da linha de produção de última geração, mais eficientes do ponto de vista energético, são algumas das iniciativas que garantem esse resultado.
Com sistema para captar a água da chuva e a construção de uma estação de tratamento de efluentes sanitários, além do uso de dispositivos inteligentes que economizam o recurso, a estimativa é que a fábrica consuma 70% menos água do que outras plantas da mesma categoria.
A água tratada e de reuso serão utilizadas para abastecer sanitários e para irrigar a área verde.
Assim como todas as outras fábricas da companhia no Brasil, Aguaí não enviará resíduo para aterros sanitários. A Unilever recicla 100% dos resíduos gerados na operação – como lata, plástico e papelão, e os resíduos que não podem ser reciclados são co-processados.

A planta também contribuirá para o desenvolvimento da região. Por ser uma fábrica de tecnologia de ponta, que exige profissionais altamente qualificados, a companhia está investindo em programas de capacitação da mão de obra local. Com isso, 100% dos colaboradores são provenientes de Aguaí e cidades próximas.
A fábrica gera 250 empregos diretos e indiretos para a primeira fase de funcionamento, além dos 2 mil empregos gerados durante a construção. “Estamos nos preparando para os próximos 50 anos no País, já que é um complexo com muito potencial para crescer e que futuramente terá fábricas de produtos de cuidados pessoais e com a casa”, afirma o presidente da Unilever Brasil, Fernando Fernandez.
Presente no Brasil há 86 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo.
Fonte: Unilever Brasil – Assuntos Corporativos, Comunicação Externa
O Portal Ambiente Legal esteve presente no evento, na pessoa do jornalista Paulo Thomaz.
Amigo! Me forneça email do RH da Unilever recrutamento seleção eu preciso do email do RH da Unilever.