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FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS PREVISTA PARA SÃO PAULO MOVIMENTA MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO DE FÁBRICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

by Portal Ambiente Legal
11 de junho de 2023
in Clima e Energia, Destaque, Geral, Sustentabilidade
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FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS PREVISTA PARA SÃO PAULO MOVIMENTA MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO DE FÁBRICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
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Cidade tem planos de 2,6 mil coletivos à eletricidade até o fim de 2024

Por Adamo Bazani/Colaborou Luana Coutinho

Em menos de um ano e meio termina a gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e por enquanto, nenhum dos 2,6 mil ônibus elétricos prometidos para até fim de 2024, está operando comercialmente com passageiros.

Entretanto, os veículos já estão em processo de produção, o que ainda não é garantia de que toda a meta será de fato cumprida.

O Diário do Transporte esteve na última sexta-feira, 02 de junho de 2023, na visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva, à fábrica da empresa Eletra, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e verificou que a maior parte da produção está destinada a atender ao mercado paulistano, onde desde 17 de outubro de 2022, as viações não podem mais comprar ônibus acima de 12 metros de comprimento movidos à óleo diesel.

Quase toda a planta está tomada por ônibus com o logotipo da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora dos transportes da capital paulista, e identificação de empresas concessionárias da cidade.

A Eletra, empresa com tecnologia brasileira, atende a pedidos de diversas partes do País com capacidade de exportar, mas é a frota de São Paulo que mais tem demando mais serviços.

Com carroceria da Caio, chassis Scania ou Mercedes-Benz e motores WEG, os ônibus de São Paulo têm ocupado grande parte da linha de produção e já do pátio da fabricante de tecnologia.

A reportagem viu ao menos três versões: Padron de 12,5 m com chassis Mercedes-Benz, Padron de 15 metros e três eixos com chassis Scania, e articulado de 21,5 metros com quatro eixos e chassis Mercedes-Benz.

Algumas unidades de 15 metros serão destinadas à empresa Ambiental Transportes, que opera os trólebus da cidade (elétricos conectados à rede área), mas não foi detalhado se estes veículos vão substituir os trólebus ou a frota a diesel.

Não há pedidos de novos trólebus informados até o momento.

A frota de ônibus elétrico de São Paulo terá vários fornecedores, mas por enquanto, a Eletra é a que está com o maior número de pedidos.

O Diário do Transporte mostrou em 1º de junho de 2023, COFIEX, Comissão de Financiamentos Externos, do Governo Federal, aprovou que a União dê garantia para que o projeto de eletrificação da frota de ônibus da cidade de São Paulo receba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) US$ 500 milhões (US$ 496,6 milhões) em forma de financiamento.

O município terá de fornecer como contrapartida, US$ 125 milhões.

Este financiamento, de acordo com resposta da prefeitura ao Diário do Transporte, que revelou no dia 05 de junho de 2023, a aprovação pela COFIEX, possibilitaria a compra de cerca de mil ônibus elétricos.

Relembre:

EXCLUSIVO: COFIEX, do Governo Federal, aprova projeto de eletrificação de ônibus em São Paulo para receber US$ 500 milhões do BID/BIRD; Contrapartida da cidade é de US$ 125 milhões.

Fonte: Jornal Floripa via Diário do Transporte
Publicação Ambiente Legal, 11/06/2023
Edição: Ana Alves Alencar

As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.

Tags: eletromobilidademobilidade urbanaônibus elétricosPrefeitura de São Paulo
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