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LAMA NA PROPAGANDA

by Portal Ambiente Legal
21 de fevereiro de 2016
in Geral, Justiça e Política
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LAMA NA PROPAGANDA
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SAMARCO REPETE DESASTRE DE MARKETING E FAZ PROPAGANDA NA PIOR HORA…

 

samarcopropaganda
Afirmações contidas na propaganda soam como verdadeiro escárnio…

 

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

Se houvesse uma lista do que não deve ser feito para piorar uma crise, com certeza a SAMARCO já teria cumprido com cada ponto.

Em um artigo anterior, ainda no ano passado, já havia alertado para a “Governança Corporativa para Vomitar” praticada pela empresa responsável pelo pior desastre ambiental da história do Brasil.

Não bastasse todo o rol de reclamações quanto á forma de lidar com o conflito socio-ambiental que provocara, bem como a enrascada jurídica em que se encontra metida, a empresa resolve fazer… marketing verde, e tornar a produzir peça publicitária veiculada na televisão, incluso em rede nacional.

A peça de propaganda da Samarco,  teve sua principal inserção durante o comercial do programa ‘Fantástico’, carro-chefe da Globo aos domingos. Face á obrigações ainda não cumpridas, de ordem financeira, referentes aos danos ambientais praticados, o valor exorbitante pago pela mineradora é de espantar.

Conforme denúncia do grupo Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração, publicado no Facebook, um anúncio nacional de 30 segundos no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo de TV, custa R$ 550.200,00.

O comercial da Samarco “É sempre bom olhar para todos os lados” tinha 1 minuto. Portanto, cada inserção custou R$ 1.100.400,00.

Considerando apenas as insercões da propaganda em um domingo, no programa “Fantástico”, o montante gasto foi de R$ 3.301.200,00. Ou seja, a Samarco pagou R$ 3,3 milhões por 3 minutos de propaganda nacional em um dos programas de maior audiência na TV aberta.

samarco
tabela de custos por inserção na Rede Globo

“Olhe para todos os lados e o que você vê?”

Segundo o Comitê denunciante, “vemos uma empresa disposta a investir o que for preciso em marketing e propaganda para tentar ‘limpar’ sua imagem suja pela lama criminosa das suas operações assassinas”.

O grupo faz uma interessante conta, relacionando o dinheiro provavelmente gasto – R$ 3,3 milhões., com o que poderia ser feito com o mesmo valor:

“A Samarco poderia ter comprado 17 casas em Bento Rodrigues, para indenizar famílias que tiveram suas casas destruídas pela mineradora, ou pago o salário mínimo mensal acordado com o MP (e que não tem sido cumprido) de pagar um salário mínimo a 3.750 pescadores atingidos. Ou comprado ainda 3,3 milhões de litros de água mineral para a população de cidades como Governador Valadares, que não tem água segura para consumo humano na rede de abastecimento, pois o local de captação foi totalmente contaminado pela lama – e demais cidades onde a Samarco briga na justiça para não entregar mais água mineral.”

Mais uma vez a empresa revela, no mínimo, estar sendo muito mal conduzida na resolução do conflito. O que ficou escancarado com a “ação de marketing”  foi a falta de preocupação com a pessoa dos atingidos, meros figurantes em um exercício de auto-emulação que revela soberba doentia.

O Grupo Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração entende que “talvez os milhões investidos em grande empresas de comunicação não tenham sido suficientes para uma análise muito simples para a mineradora, a de que ela não atingiu de forma criminosa apenas a população de Mariana e da Bacia do Doce, mas sim a cada um dos ambientalistas, ativistas e defensores dos direitos humanos de todo país. E tripudiou sobre a dor de todos aqueles dos quais destruiu suas vidas.”

Atento à questão, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo para verificar as denúncias à respeito da campanha “Fazer o que Deve ser Feito”,  cuja responsabilidade é da Tom Comunicação.

A entidade recebeu cerca de 50 reclamações. A maioria questiona a veracidade das informações do filme que está sendo veiculado na TV.

LEIA AINDA:  “Governança Corporativa Para Vomitar”.

Fontes:
Texto publicado pela frente Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/samarco-tera-que-explicar-propaganda-estimada-em-r-3-mi
http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/02/mpf-questiona-valores-gastos-em-campanha-publicitaria-da-samarco.html

.

Tags: Artigoscomunicação socialCONARdesastre de Mariana - MGlama da Samarcomarketing verdepropagandaSAMARCO
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