Publicidade

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Revista Ambiente Legal
no Formato Digital

Nov/2014

Outras Edições

Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Ambiente Legal
  • Ambiente Livre
  • Justiça e Política
  • Contato

Artigo 216 da CF-88 – Direito Ambiental para Concursos Públicos e OAB – 4a parte

Publicado em Ambiente Legal Justiça e Política*

concursoOAB

 

Prof. Leandro Eustaquio*

SÉRIE CONCURSOS PÚBLICOS E OAB N.5

Vamos gabaritar Direito ambiental? Toda última quinta-feira do mês, Leandro traz uma vídeo aula para ajudar a conquista do sonho, seja passar em um Concurso, seja passar na OAB. No Vídeo anterior desta serie (https://www.youtube.com/watch?v=LKNG8L40ZOY), o Professor finalizou a explicação do artigo 225 da CF-88, em especial seus parágrafos 6º e 7o.

Na primeira parte do vídeo de hoje, o Professor explica o que significa a expressão Patrimônio Cultural, conforme leitura do artigo 216 da CF-88, elencando os requisitos para o reconhecimento das coisas a tal título.

Na segunda parte do vídeo, Leandro trata de diferenciar o conceito de Patrimônio Cultural (artigo 216 da CF-88) do conceito de Patrimônio histórico, tratado pelo artigo 1º do DL 25-37, ressaltando que há uma relação de gênero (patrimônio cultural) e espécie (histórico) entre eles.

Por fim, na 3ª parte do Vídeo, o Professor fala do tombamento, da competência administrativa comum para o tombamento e de que os municípios podem tombar bens estaduais e federais, localizados em territórios Municipais

 

 

Inscreva-se   Canal do Professor Leandro Eustaquio

 

 *Leandro Eustáquio, Mestre em Direito Público, Especialista em Direito Público, Graduado em Direito. Possui experiência de mais de 16 anos em sala de aula, cursos preparatórios para concursos públicos e Exame de Ordem da OAB.

 

 

Print Friendly

Ambiente Legal é produzido pela Agência de Inteligência Corporativa Ambiental (AICA), com o objetivo de promover debates sobre desenvolvimento sustentável, com enfoque nos desafios contemporâneos.

Faça um Comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

  • Siga-nos no Twitter
  • Nos econtre no Facebook
  • Assine o RSS
Publicidade
Instituto IT+
Pinheiro Pedro
Publicidade
Anuncie no Portal
Villa Rossa 200x200
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Ambiente Legal
  • Ambiente Livre
  • Justiça e Política
  • TV Ambiente Legal
  • Edições
  • Contato
  • Siga-nos no Twitter
  • Nos econtre no Facebook
  • Assine o RSS
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA - Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 - 6º andar - Aclimação - CEP 01531-001 - São Paulo - SP - Tel./Fax: (5511) 3384-1220
Desenvolvido por Jotac