Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
quarta-feira 11 de junho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Geral

COLETES AMARELOS E O GLOBALISMO AUTOFÁGICO

by Portal Ambiente Legal
16 de dezembro de 2018
in Geral, Justiça e Política
0
COLETES AMARELOS E O GLOBALISMO AUTOFÁGICO

"A Liberdade Guiando o Povo" de Eugène Delacroix, repaginada pelos "coletes amarelos"

162
SHARES
2k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

O Levante de Paris foi contra a Mesmice do Establishment e o Acordo de Paris

 

"A Liberdade Guiando o Povo" de Eugène Delacroix, repaginada pelos "coletes amarelos"
“A Liberdade Guiando o Povo” de Eugène Delacroix, repaginada pelos “coletes amarelos”

 

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro*

O globalismo, destruidor das culturas e provedor da correção política desprovida de causas, começa finalmente a devorar a si mesmo. Como um ouroboros – a famosa serpente que devora a própria cauda, o globalismo desagregador prova do veneno que excretara na política europeia.

O centro da tragédia não poderia ser mais apropriado: París, a capital da França de Emanuel Macron – o entanf gâté do politicamente correto globalista e apartidário.

Em Paris, a República rebelou-se contra a República pela República. E a destruição teve um motivo climático: os coletes amarelos (cuja cor é verde-limão), repeliram a taxa de carbono que seria aplicada sobre o preço dos combustíveis.

Porém, o levante dos coletes amarelos não foi um protesto qualquer. Açambarcou todas as demandas de protesto contra a mesmice do establishment que se pôde encontrar pelo caminho.

“Vamos pra rua porque estamos de saco cheio. O movimento não reúne só aqueles que protestavam contra o preço dos combustíveis. Há uma verdadeira cólera contra a queda no poder aquisitivo da classe média, a injustiça fiscal, a desigualdade entre as grandes cidades e as do interior”, afirmou o professor Mohamed Lyia, de 40 anos, que mora na região de Porte d´Italie, em Paris em entrevista á imprensa.

O sentimento de “saco cheio” é típico dessa crise de valores decorrente de um longo e complexo período de transição, sem epílogo entre duas formas de sociedades politicamente organizadas: o tradicional Estado republicano e democrático, baseado no regime representativo, cameral, constituído por poderes distintos (legislativo, executivo e judiciário), cartorial e burocratizado, e o Novo Estado republicano e democrático, porém organizado em bases participativas, mais dinâmico e consentâneo com a realidade tecnológica e interativa vivida hoje pela multifacetada civilização que hoje experimentamos.

Não escapa dessa explosão sequer a preocupação ambiental, engolfada há décadas por uma ideologia biocentrista e desumanizante que atingiu o limite da paciência do cidadão comum e dos que pretendem viver em uma sociedade livre, realmente sustentável e democrática – e não em uma sociedade embargada pelo arroubo ecologista do administrador da esquina ou atormentada pelas invectivas tributárias naturebas dos abraçadores de árvores de plantão na burocracia de governo.

A busca geral, hoje, é por uma nova fórmula de Estado, globalmente articulado – mas que não se submeta ao globalismo financeiro e à mesmice da ideologia dos ressentidos. Um Estado focado num ambiente de regulação e sensível ao controle social sobre serviços, poderes e bens, sem oprimir o indivíduo e sua intimidade.

Há uma rejeição crescente e global contra o discurso politicamente correto, a tolerância aos intolerantes e a exploração crescente do Estado, cultural e tributariamente, sobre o cidadão comum.

O Brasil precedeu Paris. De fato, o protesto de Paris tornou-se uma versão violenta, incivilizada, dos protestos pacíficos e civilizados brasileiros, ocorridos aqui em 2013.

Lá, como cá, a tolerância à hegemonia dos ressentidos ruiu. O empoderamento dos medíocres e o blablablá dos “progressistas” passou dos limites. O mau cheiro das hordas dos que protestam apenas para atormentar o cidadão comum ultrapassou o suportável e a grita globalista pela inutilidade de ocasião tornou-se inaceitável.

Foi contra tudo isso, com tudo isso aderindo ao movimento.

Não por outro motivo, não houve liderança visível na massa dos que protestaram. O que se observou foi o uso do colete amarelo, a vestimenta que integra mais uma das cada vez mais ridículas exigências apostas por iluminados para a segurança dos demais, que eles não julgam sê-lo…

Os coletes amarelos romperam a ordem, instituíram o caos e, talvez, desse caos poderá vislumbrar-se uma nova ordem.

Nem o Acordo de Paris e o aquecimento verbal dos discursos climáticos estéreis escapou da ira republicana dos “gilets jaunes”. O discurso climático do aquecimento global parece mesmo ter evaporado a popularidade do presidente Macron. Evaporou também a representatividade partidária e a legitimidade das instituições da 5ª República da França.

Macron, o destruidor dos partidos tradicionais da França, partiu-se em pedaços. O jovem líder que um dia imaginara ser o arauto da 6ª República, na verdade está se tornando o coveiro da 5ª.

Trata-se, como já tive antes oportunidade de discorrer, da grande revolução digital. Há, em verdade, um estado de coisas que irá abalar o Estado das coisas… e nada será como antes.

A 6ª República Francesa, enfim, aguarda logo ali, na esquina da história, espreitando o caos… esperando o seu momento.

Nota:
Para saber mais, recomendo a leitura deste artigo:
PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro – “A GRANDE REVOLUÇÃO DIGITAL, in Blog “The Eagle View”, 31Maio2014, in https://www.theeagleview.com.br/2013/06/a-primavera-digital.html

 

AFPP l2014 (635x635)*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP) , sócio-diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Consultor ambiental, com consultorias prestadas ao Banco Mundial, IFC, PNUD, UNICRI, Governo Federal, Governos Estaduais e municípios. Foi integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Grupo Técnico de Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos da CNC e membro das Comissões de Direito Ambiental do IAB e de Infraestrutura da OAB/SP. Jornalista, é Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal, Editor da Revista Eletrônica DAZIBAO e editor do Blog The Eagle View.

 

Tags: coletes amarelosconflitos de rua em Pariscrise de EstadoCrise de TransiçãoEmmanuel Macrongoverno francêsrevolta de Parisrevolução digital
Previous Post

Meio ambiente é essencial para cidades inteligentes, aponta estudo

Next Post

Tragédia de Mariana: sem indenização, vítimas pescam em área contaminada

Next Post
Tragédia de Mariana: sem indenização, vítimas pescam em área contaminada

Tragédia de Mariana: sem indenização, vítimas pescam em área contaminada

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

6 de junho de 2025
USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

USO EXCESSIVO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA AMEAÇA O FLUXO DOS RIOS NO BRASIL, APONTA ESTUDO

28 de maio de 2025
SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

SÉRIE “NO PANTANAL TEM GENTE” – 3º EP – INSTITUTO AGWA

28 de maio de 2025
O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

O EQUÍVOCO QUE LEVA À CENSURA

28 de maio de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre