Por Augusto Dias*
Aqui está a base para essa construção de um futuro mais promissor. A educação empreendedora tem o potencial de transformar a vida dos jovens brasileiros, especialmente aqueles que estudam em escolas públicas municipais. Ela pode abrir portas para oportunidades de carreira e autoemprego, além de promover a inovação e a resolução de problemas na comunidade local. Pensar, expor, construir, mudar!
Além disso, a educação empreendedora pode desempenhar um papel crucial na redução do desemprego juvenil e na promoção do crescimento econômico. Ao equipar os jovens com as habilidades necessárias para iniciar e administrar seus próprios negócios, podemos criar uma geração de líderes e inovadores que irão impulsionar a economia brasileira através desse novo Midaset. Mesmo em postos de trabalho como assalariados, vivenciarão o intraempreendedoríssimo.
Educação empreendedora: Benefícios e como implementar nas escolas
O objetivo da educação empreendedora nas escolas é preparar os alunos para os desafios atuais, promovendo o pensamento criativo, a liderança e a tomada de decisão, habilidades necessárias para empreender. Isso é feito por meio de atividades práticas que visam desenvolver projetos.
Citemos alguns dos benefícios que a Educação Empreendedora oferece aos alunos de escolas públicas municipais:
- Desenvolvimento de Habilidades: Ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como resiliência, comunicação eficaz e capacidade de adaptação, que são fundamentais em qualquer carreira.
- Inclusão Social: Promovendo e fornecendo a todos os alunos a oportunidade de explorar seu potencial, independentemente de seu contexto socioeconômico.
- Estímulo à Criatividade: Incentiva o pensamento inovador, preparando os jovens para enfrentar os desafios do século XXI. Preparando-os para as novas profissões que surgem freneticamente no mundo moderno e acelerado de hoje.
- Preparação para o Mercado de Trabalho: Prepara não só para o mercado de trabalho atual, onde a iniciativa e a habilidade de encontrar soluções são altamente valorizadas, mas para o futuro que mencionamos anteriormente.
A Educação Empreendedora não é apenas sobre o presente; ela impacta e molda o futuro de nossa juventude de várias maneiras. Contribuirá significativamente para o crescimento econômico do país, com mais jovens capazes de contribuir de forma produtiva para a economia.
Jogo que segue…
Leia Artigo 1: Educação empreendedora parte 1: uma chave para o futuro dos jovens brasileiros
Em breve, Artigo 3: Educação Empreendedora Parte 3: Como Implementar a Educação Empreendedora nas escolas?
*Augusto de Vasconcellos Dias é advogado, especialista em Propriedade Intelectual. CEO da AE Internacional Marcas e Patentes. Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados do Estado de Santa Catarina (IASC). Presidente da Fundação Unitas. Secretário Coordenador do NUSE – Núcleo Multissetorial de soluções Empresariais, da ACIF – Associação Comercial Industrial de Florianópolis. Colaborador da revista Ambiente Legal. Twitter: http://@augustodias.
Fonte: O autor
Publicação Ambiente Legal, 02/11/2023
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.