O CENAFLOR promove atividades de difusão de tecnologia, formação, treinamento e capacitação dos diversos atores para executar o Plano de Manejo Florestal, que melhora a eficiência e a produtividade das atividades florestais, reduzindo danos e desperdícios.
Por Antonio Carlos Lago
O manejo florestal é uma forma de extrair produtos da floresta sem destruí-la. Além de diminuir os custos de produção, promove o aumento da produtividade, reduz os desperdícios de madeira, possibilita a abertura de mercado e preços melhores. Essa prática, além de conservar e preservar as funções ecológicas da floresta, traz inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos para a sociedade.
O Plano de Manejo Florestal é o documento que servirá como guia para quem vai extrair, de forma sustentável, produtos de uma área da floresta. Nele devem constar as informações da área a ser manejada, tais como: quantidade de produtos que podem ser extraídos, localização e distribuição dos mesmos, técnicas de coleta, extração, transporte e monitoramento da floresta.
Uma das primeiras medidas para um bom Plano de Manejo é ter uma equipe bem capacitada. O IBAMA e o Programa Nacional de Florestas (PNF) criaram o Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (CENAFLOR) para melhorar a execução das atividades florestais e aumentar o número de profissionais treinados em técnicas de manejo florestal.
O CENAFLOR é o centro especializado do IBAMA, criado para atuar em todo o Brasil, por meio de atividades de difusão de tecnologia, formação, treinamento e capacitação dos diversos atores em técnicas de manejo florestal. O Centro busca articular ações de treinamento e extensão em manejo florestal para atuar em rede na Região Amazônica. A capacitação de equipes para executar o Plano de Manejo Florestal melhora a eficiência e a produtividade das atividades florestais, reduzindo danos e desperdícios.
A criação do CENAFLOR foi o reflexo dos esforços combinados de diversas instituições governamentais e da sociedade civil organizada, que nos últimos três anos buscaram subsídios técnicos e científicos para orientar a construção de uma política pública para promover o desenvolvimento de recursos humanos qualificados no setor florestal. A criação desse Centro especializado do IBAMA pode ser considerada como um dos maiores avanços para o desenvolvimento do setor florestal da Amazônia.
O principal objetivo do CENAFLOR é promover a adoção das chamadas práticas de Manejo Florestal com técnicas de Exploração de Impacto Reduzido (MF-EIR) entre todos os tipos de produtores, empresários e comunidades, inicialmente na Região Amazônica, estendendo-se, posteriormente, a todas as regiões do país. Para alcançar esse objetivo é fundamental articular ações em rede e envolver diferentes atores em um programa que integre demonstração, treinamento e pesquisa aplicada.
Técnicos do governo, profissionais liberais, coordenadores de equipes técnicas, gerentes de empresas do setor florestal, pertences ou não a associações, e comunidades interessados em investir em manejo florestal podem entrar em contato com o CENAFLOR no telefone (XX 61) 3316-116, no site www.ibama.gov.br ou por e-mail, “cenaflor.sede.df@ibama.gov.br”.
Antonio Carlos Lago é jornalista e assessor de Relações Públicas do IBAMA. Coordena o “Grupo de Amigos” da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP/DF)