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Revolução digital no serviço público

by Portal Ambiente Legal
21 de setembro de 2020
in Geral
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Revolução digital no serviço público
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Trocar a cultura da burocracia pela da inovação

 

tecnologia

 

Por Antônio Claret de Oliveira Jr. e Gustavo Batista de Medeiros*

De repente, reunião transformou-se em videoconferência, seminário virou webinar e até o bom e velho expediente foi alterado para home office. É bem verdade que o serviço público vinha caminhando com a informatização de processos e a inserção de novas tecnologias no cotidiano, contudo a pandemia imposta pela Covid-19 fez com que todas essas transformações ocorressem com uma celeridade nunca antes vista no mundo das organizações, em especial no serviço público.

Várias empresas, como a gigante empresa de tecnologia americana Apple, que em valor na Bolsa superou o PIB do Brasil do ano de 2019, já faziam uso do home oficce de maneira bem-sucedida, mas a burocracia do serviço público não podia imaginar que esse sistema também poderia ser utilizado de maneira exitosa nas repartições públicas.

Estamos iniciando o sexto mês de pandemia, e a boa notícia que podemos tirar desse contexto é que a gestão pública brasileira começa a dar sinais de que é capaz de se reinventar, inovar e inserir novas tecnologias para aprimorar a sua atuação.

No caso de Minas Gerais, começamos a ver experiências exitosas de transformação digital, e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ArsaeMG) é um exemplo palpável disso.

Tão logo teve início a pandemia, a agência conseguiu se reinventar, redefiniu metodologias e não deixou de executar e inovar a todo momento. Primeiramente reformulou toda a sua metodologia de fiscalizações de campo e implementou um sistema de cruzamento de dados e indicadores para aferir o desempenho das suas reguladas, aumentando em aproximadamente 30% a sua capacidade de fiscalização sem gastar com viagens, combustíveis e desgaste de veículos.

Além disso, incorporou novas tecnologias aos seus processos organizacionais investindo fortemente na transparência. Atualmente, as reuniões de Diretoria Colegiada e do Conselho Consultivo são transmitidas ao vivo, e relatórios de desempenho, individualizados para cada município, são disponibilizados online para qualquer cidadão por meio dos panoramas municipais.

E agora a Arsae se prepara para dar mais um grande salto de desempenho ao implantar o Sistema de Informações Regulatórias, que proporcionará o acompanhamento online de todas as não conformidades na prestação do serviço de saneamento em 643 cidades de Minas Gerais.

É inquestionável que a pandemia trouxe inúmeras dificuldades para a sociedade brasileira, mas, ao se olhar para os pontos positivos, serviu como uma grande oportunidade para que a nossa gestão pública tão burocrática, metódica e conservadora pudesse perceber que é capaz de inovar, avançar, quebrar paradigmas e prestar um melhor serviço a nossa sociedade.

Agora, precisamos que os nossos gestores aproveitem este momento de grandes inovações em decorrência da pandemia para substituir a cultura da burocracia pela cultura da inovação e da tecnologia para impulsionar a prestação de serviços públicos de qualidade para a sociedade.

 

*Antônio Claret de Oliveira Jr. e Gustavo Batista de Medeiros –  Diretor Geral da ARSAE MG e Chefe de Gabinete, respectivamente.

 

Fonte : O Tempo
Publicação Ambiente Legal, 21/09/2020
Edição: Ana A. Alencar

 

 

Tags: Artigosburocracia x inovaçãorevolução digitalserviços públicos e tecnologiatransformação digital no serviço público
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