Seleção de plantas purificadoras foi feita pela NASA – a agência espacial dos EUA
Por Ana Alencar
Todos sabemos da importância das plantas para a transformação dos gases poluentes em oxigênio. Elas são essenciais para a nossa sobrevivência.
O que poucos sabem é que algumas espécies de plantas são especialmente indicadas para essa função em ambientes fechados.
A descoberta foi resultado de um estudo realizado pela NASA, a agência espacial norte-americana, em 1989, para identificar quais plantas seriam mais eficientes nas suas experiências.
O estudo considerou alguns poluentes tóxicos mais comuns e catalogou 19 espécies de plantas que absorvem as toxinas e melhoram a qualidade do ar. Foram apresentados, também, os ambientes adequados para o cultivo de cada espécie.
As 19 espécies catalogadas são:
1. Antúrio: Capaz de absorver a amônia liberada por produtos de limpeza, é uma boa alternativa para colocar em banheiros.
2. Aranha: Querida pelos decoradores, a planta embeleza os ambientes e ainda ajuda a purificar o ar.
3. Café-de-salão: Fique atento porque ela não se dá bem em espaços com ar-condicionado.
4. Crisântemo: É só escolher sua cor preferida e dar um toque sofisticado à decoração.
5. Dracena-de-Madagascar: Evite-a se você tem bichos de estimação, porque a planta é tóxica se ingerida.
6. Dracena-Janet-Craig: Indicada para os cantinhos da casa que não têm janelas, porque cresce melhor em ambientes com pouca luz.
7. Espada-de-São-Jorge: A Nasa a elegeu como a planta mais versátil da lista. É boa para eliminar benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.
8. Ficus ou árvore-da-borracha: É eficiente na eliminação do benzeno, xileno e toluene e também age contra o formaleído e o tricloroetileno e ajuda a manter a umidade do ar
9. Gérbera: Uma boa pedida para o quarto, ajuda a combater a insônia.
10. Hera-inglesa: Tem mais uma vantagem: é ótima para umedecer os ambientes.
11. Jiboia: Ajuda quem tem alergia a produtos de limpeza, pois absorve o benzeno, . formaldeído e o xileno liberado por eles.
12. Lírio-da-Paz: Além de bonito, consegue absorver a fumaça do cigarro e os cinco contaminantes de ar analisados pela Nasa.
13. Liríope: Pode ficar longos períodos sem ser regada. Em compensação, ela cresce rápido e é necessário podá-la.
14. Palmeira-bambu: Capaz de absorver compostos químicos tóxicos liberados por tecidos de roupas, pode ser colocada ao lado de armários.
15. Palmeira-dama ou rápis: Absorve diversas substâncias tóxicas dos produtos de limpeza, então é ideal para a área de serviço. Além disso, não precisa de luz.
16. Pau-d’água: Como o próprio nome sugere, a planta gosta bastante de água. É indicada para escritórios.
17. Samambaia-americana: Como pode ser pendurada na parede, é perfeita para ambientes com pouco espaço.
18. Samambaia-Kimberly: É necessário regá-la constantemente, então exige um tempinho para cuidar.
19. Tamareira-anã: Consegue absorver a fumaça de escapamentos de carros, então é ideal para a entrada da casa.
Os poluentes utilizados no estudo e que põem em risco à saúde humana e de animas foram:
– Tricloroetileno é encontrado em tintas de impressão, tintas, lacas, vernizes, adesivos e removedores de tinta. Os sintomas associados à exposição a curto prazo podem incluir excitação, tontura, dor de cabeça, náuseas e vômitos, seguidos de sonolência e coma.
– Formaldeído pode ser encontrado em sacos de papel, papéis encerados, tecidos faciais, toalhas de papel, painéis de madeira compensada e tecidos sintéticos. Os sintomas associados à exposição a curto prazo podem incluir irritação no nariz, boca e garganta, e em casos graves, inchaço da laringe e pulmões.
– Benzeno é usado para fazer plásticos, resinas, lubrificantes, detergentes e drogas. Também é encontrado no fumo do tabaco, cola e cera de móveis. Os sintomas associados à exposição a curto prazo podem incluir irritação nos olhos, sonolência, tontura, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça, confusão e, em alguns casos, pode resultar em inconsciência.
– Xileno pode ser encontrado em borracha, couro, fumo de tabaco e escapamento de veículo. Os sintomas associados à exposição a curto prazo podem incluir irritação na boca e na garganta, tontura, dor de cabeça, confusão, problemas cardíacos, danos no fígado e nos rins e coma.
– Amônia é muitas vezes encontrado em limpadores de janelas, ceras de chão, sais e fertilizantes. Os sintomas associados à exposição a curto prazo podem incluir irritação ocular, tosse e dor de garganta.
Para verificar se as recomendações do estudo continuam valendo, em 2015 a BBC News entrevistou o responsável pelo estudo, Bill Wolverton, que hoje dirige a ONG Wolverton Environmental Services.
Das 19 espécies, Bill recomendou as cinco melhores plantas para limpar o ar de uma casa ou escritório: jiboia, lírio da paz, palmeira-dama ou rápis, espada-de-são-jorge e a ficus ou árvore-da-borracha.
Ele também sugeriu o cultivo variado dessas plantas para garantir a eliminação de substâncias químicas específicas e melhorar a qualidade do ar tanto em casa quanto no trabalho.
Além de todos os benefícios acima listados, as plantas deixam os ambientes mais bonitos e agradáveis.
Escolha as suas plantas de preferência e respire um ar mais saudável!
Fontes:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151127_plantas_poluicao_mdb
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/19-plantas-que-purificam-o-ar-da-sua-casa-segundo-a-nasa/
http://ciclovivo.com.br/noticia/nasa-elege-as-17-melhores-plantas-para-limpar-o-ar/