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Home Destaque

FORMULA E, a Formula Elétrica!

by Portal Ambiente Legal
6 de julho de 2015
in Destaque, Geral
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Carros de corrida movidos a eletricidade conferem sustentabilidade ao esporte

10 escuderias inauguraram FIA Formule E Championship.

10 escuderias inauguraram FIA Formule E Championship.

 

Por Paulo Thomaz

Quando pensamos em corrida de automóveis, pensamos logo na Fórmula 1, com velocidades altas,  motores potentes e o mais marcante, o ronco dos motores, que soa como sinfonia nos ouvidos dos mais aficionados.

Pois bem, seria possível uma corrida com as mesmas emoções, mas sem o tradicional ronco dos motores?

A resposta veio com o lançamento da “FORMULA E”, categoria organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), com carros movidos exclusivamente a energia elétrica.

Tudo começou em setembro de 2013, quando foi apresentado no 65° salão de Frankfurt o primeiro carro homologado pela FIA para a “Formula E”. Batizado de “Spark-Renault SRT 01E”, um derivado do protótipo “Formulec EF01”, o carro era totalmente movido a energia elétrica, fornecida por uma bateria. Emitindo zero de carbono na atmosfera, era o carro de corrida ecologicamente correto.

A 1° temporada da “Formula E” teve seu inicio em setembro de 2014. Com 10 provas, a ultima da temporada ocorreu em 27 de junho de 2015.

Brasileiro Lucas di Grassi apresenta o carro que vai disputar a primeira temporada da Fórmula E, com veículos elétricos AFP PHOTO/JOE KLAMAR Leia mais em: http://zip.net/bbl1Dh
Brasileiro Lucas di Grassi e seu Renault, da primeira temporada da Fórmula E, com veículos elétricos (AFP PHOTO/JOE KLAMAR)

A “Formula1 da eletricidade” como pode ser chamada, já mostrou a que veio!

A modalidade tem equipes com passagens pela Formula 1 e Formula Indy, escuderia vinda da motovelocidade, reúne desde pilotos com breve passagem pela Formula1 aos mais consagrados.

Com provas disputadas em circuitos urbanos de 2,5km a 3,0km de extensão, a nova categoria fez sua primeira temporada com 10 equipes, cada qual com 2 pilotos e 4 carros.

A performance dos carros é surpreendente. A alimentação vem de um motor elétrico de 200 Kwatts, equivalente a 270 cavalos. A  aceleração vai de 0 a 100 km em 3 segundos, podendo chegar à uma velocidade de 225 km/h. Para quem achava que seria um campeonato “lento”, as corridas foram e são surpreentemente emocionantes.

As corridas têm duração de aproximadamente uma hora. Os pilotos fazem um pit stop obrigatório para trocar de carro, por conta da carga da bateria.

A regra no campo da energia elétrica é restrita a 150kw / 202.5bhp.  Para performances  com Fan Boost, a potência pode ser temporariamente aumentada para 180kw / 243bhp, durante 5 segundos, por carro. Os pontos são atribuídos usando o sistema padrão FIA, suas Regras e Regulamentos. A volta mais rápida também vale dois pontos adicionais para o piloto.

O show se extende aos “Pit-Stops”. Sendo um por exigência da FIA, os pilotos terão de fazer ao menos duas paradas nos boxes, pois há troca de pneus.

A bateria não é capaz de aguentar o percurso completo. Assim, os pilotos terão dois carros disponíveis durante as corridas: enquanto um está sendo usado, o outro fica nos boxes recarregando a bateria e esperando pelo momento do pit-stop.

Belos cenários, provas emocionantes, grandes pilotos, tudo associado a muito talento, trabalho e tecnologia, dentro e fora das pistas. Porém, o mais importante é que a FIA mostra seu compromisso com a questão ambiental.

A criação da Formula E, portanto, aponta para futuro “Verde” do automobilismo.

paulão

Paulo Thomaz é jornalista, redator do Portal Ambiente Legal e técnico veterano em mecânica de automóveis.

 

 

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Tags: Automobilismo sustentávelautomóveis verdesCarros elétricosFIA (Federação Internacional de Automobilismo)Formula EFormula ElétricaPaulo Thomaz
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