Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
quarta-feira 9 de julho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Destaque

O COCÔ É FONTE DE ENERGIA

by Portal Ambiente Legal
22 de abril de 2016
in Destaque, Geral
0
O COCÔ É FONTE DE ENERGIA
361
SHARES
4.5k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

 

Três experiências revelam o uso milenar do excremento como insumo de energia

 

geradoresmovidosabiogas
Geradores movidos a biogás derivado de excremento suíno

 

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

 

Em matéria de energia, inventamos a roda a cada cinco minutos…

E energia é um recurso do qual não se pode prescindir. O ser humano, cuja inteligência é inversamente proporcional à fragilidade de seu corpo, pautou seu ciclo civilizatório na busca de energia – com ela ele venceu o frio, processou alimentos, transformou o minério, e atingiu o estágio tecnológico que hoje possuímos.

As fontes são as mais variadas, a começar dos combustíveis e, nesse setor, os excrementos humano e animal sempre foram considerados essenciais.

Passados todos os ciclos de evolução da espécie humana e, à beira de uma encruzilhada, onde os recursos ambientais disponíveis já não bastam para alimentar as demandas de energia da espécie, mais do que nunca  a “merda pode representar a saída para a merda ocasionada pela escassez de energia”.

Três momentos são aqui retratados, e revelam estágios diversos em relação à otimização do recurso como insumo energético.

 

Armazenamento do estrume seco_thumb[1]
estrume de Yak armazenado para uso em aquecedores

 OS NEPALENSES E O ESTERCO DO YAK

 

O yak domesticado é um dos meios para transporte de cargas mais utilizado no Nepal.

O fluxo enorme de turistas em direção ao Himalaia, multiplicou o uso de Yaks, que ajudam o transporte de carga e pessoas montanha acima.

O volume de excrementos deixados pelo caminho, por esse bovídeo carrancudo, no entanto, é muito bem vindo e se constitui em fonte preciosa de combustível. Afinal: o esterco queima.

Um litro de esterco seco de yak  fornece cerca de 900 Kcal. Se fosse convertido perfeitamente em eletricidade, 1 kg de esterco poderia fornecer energia suficiente para alimentar um computador por mais de nove horas.

Os nepalenses secam e armazenam o combustível e o utilizam como há milênios, na alimentação dos aquecedores. Mas já estão pesquisando formas de otimizar esse uso.

 

biodigestor-entreriosdooeste-pr
O biodigestor de Entre Rios do Oeste

 

UMA CIDADE MOVIDA A ESTERCO

 

Entre Rios do Oeste, no  Paraná, uma cidade com 4 mil habitantes, vive da suinocultura e bovinocultura.

Nela está situada uma histórica base Náutica, e o conjunto se encontra em meio a privilegiada geografia.

A cidade, porém,  é pequena, a população é predominantemente rural e a renda não paga o fornecimento de energia.

Por conta disso, a Prefeitura firmou parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás e a Copel (Companhia Paranaense de Energia), objetivando “zerar” sua conta de energia elétrica.

A formula é a geração de energia a partir do esterco dos animais.

Todos os dejetos produzidos na zona rural, segundo o projeto, serão transformados em energia elétrica, que será utilizada para a iluminação municipal e o abastecimento de prédios públicos – como escolas e hospitais -, além das propriedades rurais fornecedoras do insumo.

O investimento  é de R$ 17 milhões, proveniente de fundos de Pesquisa e Desenvolvimento aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

O sistema irá ligar 19 propriedades da região por meio de uma tubulação de 22 quilômetros, que transportará o biogás obtido com o processamento dos dejetos. Além de garantir o tratamento dos dejetos animais, a ação tem um outro resultado: a produção de um adubo sustentável, também conhecido como biofertilizante.

O biogás produzido na rede de biodigestores será filtrado em uma refinaria para se transformar em biometano e este será canalizado para uma MCT (Minicentral Termelétrica) com capacidade total de 480 kw. A interligação das propriedades em torno da MCT é essencial para garantir a viabilidade econômica do projeto.

A iniciativa já é uma referência para a região oeste do Paraná e deveria ser seguida Brasil afora, pois, dos mais de 5000 municípios, pouco mais de 600 possuem população superior a 20.000 habitantes. Os demais, seguem a estrutura de Entre Rios do Oeste…

 

minibiodigestor
O miniprocessador de fezes, instalado em Cingapura – energia e água limpa

 

AUTOGERAÇÃO DE ENERGIA, COM O PRÓPRIO DEJETO

 

Saindo da geração de energia a partir de um sistema, para a geração descentralizada, pesquisadores da Nanyang Technological University de Cingapura criaram um método para que “sólidos” produzidos pelos humanos, tenham um destino mais digno que o esgoto.

O nome do sistema é No-Mix Vacuum Toilet. A ideia é utilizar as fezes das pessoas para obter energia limpa por meio de um sistema a vácuo, que separa a urina dos excrementos. Com isso, o material separado é processado e “transformado” em biogás, enquanto o líquido passa por processos químicos para virar fertilizante.

A novidade é que o sistema não “reúne” os insumos e, sim, obtém o que interessa no próprio local onde foram dispostos: o vaso sanitário.

O aparelho conectado ao vaso sanitário processa os dejetos e capta o biogás, bem como o líquido, que deverão seguir, por dutos próprios, até uma central coletora.

Ao contrário da tecnologia milenar do Nepal e do sistema já em pleno funcionamento do Paraná, a pesquisa de Cingapura ainda terá muito o que responder, até se tornar uma realidade.

No entanto, ela aponta para a individualização da geração de energia, um sonho para a ciência, um pesadelo para as grandes concessionárias de energia…

O fato é que o aproveitamento energético dos próprios dejetos, somado ao aproveitamento dos resíduos animais, como um todo, reduzirá consideravelmente a carga de poluentes sobre os recursos hídricos e aliviará o sistema de saneamento.

Talvez a solução para a energia, em um futuro próximo, esteja mesmo no vaso sanitário…

Fontes:

http://www.aventuramango.com.br/2013/06/sol-e-esterco-fontes-energeticas-no.html
http://www.tecmundo.com.br/energia-limpa/46265-cientistas-utilizam-fezes-humanas-para-criar-energia.htm
 http://www.thegreenestpost.com/cidade-do-pr-sera-abastecida-por-energia

 

afpp
Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.
.

 

 

Tags: aproveitamento energéticobiodigestoresbiogáscocô como combustívelcontra a escassez de energiaenergia de estercoenergia movida a merdagás metanoMCT - Minicentral Termelétricamerda como fonte de energiasaneamento e energia
Previous Post

INTERNET FIXA IGUAL À DO CELULAR

Next Post

MOMENTOS AÇÃO NO AR – A LENTA AGONIA DO RIO DOCE

Next Post
MOMENTOS AÇÃO NO AR – A LENTA AGONIA DO RIO DOCE

MOMENTOS AÇÃO NO AR - A LENTA AGONIA DO RIO DOCE

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
A CRISE DE CREDIBILIDADE NAS FORÇAS ARMADAS E NO JUDICIÁRIO

A CRISE DE CREDIBILIDADE NAS FORÇAS ARMADAS E NO JUDICIÁRIO

8 de julho de 2025
O QUE É MELHOR PROTEGER: GRANDES FLORESTAS OU VÁRIOS FRAGMENTOS? NOVO ESTUDO REACENDE POLÊMICA

O QUE É MELHOR PROTEGER: GRANDES FLORESTAS OU VÁRIOS FRAGMENTOS? NOVO ESTUDO REACENDE POLÊMICA

20 de junho de 2025
A FARSA JURÍDICO-POLÍTICA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

A FARSA JURÍDICO-POLÍTICA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

20 de junho de 2025
FIGARO! MAS… CADÊ O FACTOTUM?

FIGARO! MAS… CADÊ O FACTOTUM?

19 de junho de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre