Por Ambiente Legal
O novo Plano Diretor da cidade de São Paulo, previsto para ser aprovado até maio de 2014, irá determinar os parâmetros de crescimento e organizar a vida da cidade nos próximos anos.
Entre várias novidades e pontos polêmicos, há no Plano Diretor uma uma simpática previsão de criar “pocket parks”, “parques de bolso”, pequenos espaços de lazer que substituirão terrenos baldios, áreas de prédios desativados ou espaços disponíveis entre edifícios comerciais.
Os miniparques pretendem dar cara nova à cidade, proporcionando à população, mais locais de descanso, de bem estar.
Essas áreas de lazer, poderão se converter num verdadeiro oásis para os cidadãos paulistanos, obrigados a conviver em ilhas de calor, concretadas e congestionadas, sem muita opção.
O conceito é simples, barato, e traz benefícios, principalmente aos trabalhadores, que poderiam utilizá-los no horário de almoço e intervalos no expediente.
De fato, os pequenos espaços servem como alternativa para a falta de áreas verdes em várias regiões adensadas da cidade. Poderão ser implantados em terrenos públicos e privados.
Com bancos, mesas, árvores, os miniparques revitalizam e valorizam a região onde se instalam. Empresas privadas poderão contribuir na criação e manutenção dos pocket parks, incorporando-os aos seus projetos socio-ambientais.
A novidade proposta no Plano Diretor paulistano, já é solução antiga em outros países.
Os pocket parks existem há mais de 40 (quarenta) anos nos Estados Unidos e em outras grandes cidades do mundo. No Brasil das grandes burocracias e pequenas mentes urbanísticas, ainda são pouco conhecidos.
Poucos exemplos já podem ser vistos, no entanto, como o pequeno parque na Rua Amauri, no Itaim Bibi, construído num terreno doado pela família Diniz, criadora do Grupo Pão de Açúcar, também responsável pela manutenção do local.
Com pequenas e interessantes soluções, o novo Plano Diretor , aliado à Lei de Parcelamento do Solo, poderão melhorar o padrão de vida e lazer de São Paulo, servindo de modelo para medidas similares em outras capitais e cidades brasileiras.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1460136
http://ciclovivo.com.br/noticia/sp-pode-transformar-terrenos-baldios-em-miniparques
http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/espa%C3%A7o-criado-na-rua-amauri-%C3%A9-pioneiro