A lição de civilidade e sustentabilidade da seleção alemã foi a grande goleada na Copa do Mundo
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
A seleção alemã promoveu a mais terrível goleada da história numa semifinal de Copa do Mundo, jamais sofrida pela seleção brasileira em toda sua existência.
No entanto, a incrível seleção alemã goleou, também fora de campo, todas as demais seleções, a FIFA e o governo do Brasil.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Como já havia feito antes, na Copa 2010, na África do Sul e na Eurocopa, na Polônia e na Ucrânia, a Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla original) promoveu ações sociais beneficiando a comunidade local onde se hospedou.
A atitude, de pura responsabilidade social, constitui uma retribuição, um agradecimento pela hospitalidade. Assim foi o que sucedeu na Bahia, local escolhido pelos alemães, para centro de treinamento durante a Copa 2014.
Em agradecimento à recepção e hospitalidade dos brasileiros, a DFB, doou 10 mil euros para a aldeia Pataxó em Santa Cruz de Cabrália, que o time visitou no dia seguinte à sua chegada ao Brasil.
A delegação e jogadores alemães, também visitaram uma escola municipal local, onde brincaram e interagiram com as crianças. Note-se que a DFB já vinha auxiliando financeiramente a escola, através do projeto “Sonhos de Crianças”.
Não contente com o apoio institucional já proporcionado, a delegação alemã já anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, novos investimentos no local, a compra de mobiliário e a reforma do único campo de futebol do lugar – que deverá ter o mesmo padrão “Copa” do campo utilizado no centro de treinamento montado na região para a seleção germânica.
RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
O complexo, batizado de Campo Bahia, possui 15 mil metros quadrados. Conta com 14 casas coletivas, de dois andares, com vista para o mar, 65 quartos, área de convivência e piscina de 700 metros quadrados, salões para confraternização, restaurante e uma cozinha aberta, de frente para a praia.
O empreendimento foi licenciado pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, e atendeu a várias prescrições do órgão ambiental de Santa Cruz de Cabrália, dentre as quais ,que as construções não superassem a altura dos coqueiros e que as árvores cortadas fossem replantadas em outro local, por se tratar de área de vegetação nativa.
A licença ambiental foi demorada, embora pedida com antecedência e foi concedida, finalmente, em fevereiro de 2014. As obras duraram 5 meses.
O suporte fornecido pelos alemães à comunidade local , como contrapartida ao empreendimento, incluiu o apoio à gestão de resíduos sólidos, suprimento de água potável e tecnologia da informação para o desenvolvimento das escolas da região.
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
O centro de treinamento construído pela federação alemã, ocorreu em parceria com o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, numa ação conjunta da representação dessa associação no Brasil (presidida por João Dória Jr.) e LIDE ALEMANHA, liderada por Stefan Gast.
Após a Copa, a estrutura abrigará um resort de luxo e uma escola internacional de hotelaria.
O apoio àquela região, adveio de uma decisão estratégica, relacionada à falta de qualidade da estrutura de apoio existente no nordeste às fortes seleções da Copa. Descontente com o padrão dos hotéis nas cidades sedes dos jogos de sua seleção, na primeira fase da Copa (no Nordeste brasileiro), a DFB decidiu construir seu próprio centro de treinamento, na Ilha de Santo André, ao Norte de Cabrália, no litoral baiano.
O objetivo dos alemães, com a construção do centro, foi manter a privacidade e harmonia do grupo, minimizar os efeitos dos deslocamentos entre os jogos e atender todas as necessidades dos jogadores e comissão técnica da seleção.
De fato, a Ilha de Santo André, há anos é tida como um recanto dos mais atraentes e discretos do sul da Bahia. Sua extensa praia abrange piscinas naturais que servem de refúgio a cetáceos e tartarugas marinhas. Há antigas sedes de fazendas de cacau e pousadas sofisticadas. Um local escolhido para refúgio e descanso de altos executivos e turistas descolados. A decisão estratégica dos alemães não poderia ter sido, portanto, mais acertada.
Com isso, os alemães reuniram, planejamento, conforto, ambientação e rentabilidade do investimento.
POPULARIDADE E IDENTIDADE
Desde o primeiro dia de sua chegada na Bahia, a empatia entre a delegação alemã e os habitantes do povoado tornou-se evidente e, conhecida como uma das grandes histórias desta Copa do Mundo.
Conforme noticiado pelo portal R7: “Todos os jogadores, sem exceção, “caíram no samba”: Podolski postou fotos ao lado dos torcedores locais; Klose comemorou o seu aniversário de 36 anos dançando junto com índios pataxós; Özil se aventurou na capoeira; Neuer e Schweinsteiger vestiram a camisa do Bahia, pularam e entoaram cânticos do clube .”
Mesmo após infligir o maior vexame à nossa seleção, os alemães, sem hipocrisia, deram prova de grandeza e espírito esportivo, refletida na postagem de um de seus principais jogadores, Podolski, nas redes sociais:
“Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol. A vitória é consequência do trabalho, viemos determinados, todos nós crescemos vendo o Brasil jogar, nossos herois que nos inspiraram são todos daqui. Brigas nas ruas, confusões, protestos não irão resolver ou mudar nada, quando a Copa acabar e nós formos embora, tudo voltará ao normal então muita paz e amor para esse povo maravilhoso, um povo humilde, batalhador e honesto um país que eu aprendi a amar”.
Agradecida e satisfeita com interação diária com os moradores do local, a delegação alemã despediu-se com festa, e, simbolicamente, já ganhou o troféu da Seleção- Padrão de Sustentabilidade da Copa do Mundo de 2014.
Fontes:
http://www.valor.com.br/empresas/3611222/alemaes-doam-10-mil-euros-indios-na-bahia-e-ganham-festa
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/alemanha-desaprova-hoteis-e-decide-erguer-casa-na-bahia
http://esportes.r7.com/futebol/copa-do-mundo-2014/jogando-em-casa-favorita-alemanha-encara-a-selecao-de-portugal-na-bahia-16062014
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/selecao-da-alemanha-doa-10-mil-euros-para-indios-pataxos/?cHash=b5b8f3cb48f24ec6d39a828a7abf2765
http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo,centro-de-treinamento-paradisiaco-esta-pronto-para-receber-alemanha,1507099
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,685514,Centro_de_treinamento_da_selecao_alema_no_Brasil_tem_o_apoio_do_Lide_e_Lide_Alemanha,685514,8.htm http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nossos-herois-sao-todos-daqui-a-grandeza-dos-alemaes-na-vitoria-acachapante-sobre-o-brasil/
Depois de saber dessa lição de cidadania e respeito,como não torcer por este time vencedor em todos os quesitos.Parabéns Seleção da vitória a Alemanha nos ensinou que cabelo e tatuagem e beijação não ganha jogo.
Essa é boa meu camarada. Gostei…..
Nós brasileiros recebemos, sem dúvidas, uma verdadeira aula de civilização. Ratifico em número, gênero e grau os comentários de HELIA RABELO.
Parabéns Selecionado Alemão, não só por ter sido campeões, mas também pelo amor e fraternidade que tiveram com o nosso povo sofrido aqui do nordeste.
Wilmar – Recife/PE
Era a minha preferida desde o inicio de coração. Agora eu vejo porque meu coração torcia para Alemanha.Depois que eu tive conhecimento das obras sociais e da forma como trataram de nosso povo eu soube o porque Obrigada pelo apoio e respeito ao nosso querido Brasil. Luci lajeado . R.S.
A Seleção Alemã distriu, de forma brilhante, a verdadeira farsa que era a Seleção Brasileira. No Brasil, estamos cheios de farsas como a mal fadada Democracia, Partidos Políticos, Eduacação, Saúde, Segurança Pública,Sistema Financeiro, etc. A Seleção Brasileira foi devidamente desmascarada, agora falta a população e os eleitores tomarem vergonha na cara e começar a destruir as outras farsas citadas acima, já nas eleições de outubro de 2014. Abaixo os farsantes e Democracia já com “D” maísculo!!!!
É inspirador a ação desses jogadores, dessa equipe da alemanha, que pensam no próximo com uma forma tão carinhosa assim e em um pouco mais de 30 dias transmitiram para essa população de Santa Cruz de Cabrália tanto carinho e respeito, que também se externou para todo o povo brasileiro.Eu sou brasileira amo o meu país, e gostaria que pelo menos cada brasileiro fizesse ao menos a metade do que essa grande seleção fez, pode ser para uma escola, para um abrigo,para uma associação de catadores enfim o que seja, mas que valorize o ser humano e se doe ao próximo assim como eles fizeram,se doem com recursos financeiros se tem condições para isso, ou se não doem seu amor, seu respeito ao próximo porque na vida são essas coisas que realmente importam. PARABENIZO a a seleção ALEMÃ,por tudo o que fizeram dentro de campo jogando com raça,disciplina e concentração,e também parabenizo os seres humanos que estão por trás das camisas da seleção alemã, que em um pouco mais de 30 dias transmitiram o seu melhor aos nativos da cidade de Santa Cruz de Cabrália,MERECEM TODO O CARINHO E MÉRITO,um exemplo para o todo o Brasil e para todas as seleções que estiveram disputando a copa do mundo no meu país. E ainda são humildes, demonstrando todo o respeito ao nosso país,após a vitória do jogo na seleção Brasileira.Vocês são um exemplo que será mais marcante, particularmente para mim os impactos positivos transmitidos ao povo brasileiro.Tenham certeza que vocês mudaram a vida dessas pessoas,elevaram a auto estima e proporcionaram o melhor de vocês para o outro e isso é inquestionável.Que DEUS abençoe aos seres humanos que são os jogadores e toda a sua equipe técnica. Ana Paula Moura Olinda-Pernambuco
antes de saber disso já era torcedor da Alemanha.Agora mesmo que não me arrependo.
Meu deus, é por isso que não somos uma nação desenvolvida, somos cruéis com os Argentinos, e com os brasileiros. A Alemanha apareceu, parabéns para ela! Sérgio Zarpellon, é muito triste o seu pensamento. Sejamos como os alemães, que em nenhum minuto humilham a seleção. Nós não respeitamos nossos jogadores como seres humanos nem um minuto.
mE PARECE QUE OS ELOGIOS À CIVILIDADE DOS JOGADORES ALEMÃES ESTÃO EXAGERADOS. O MINISTÉRIO Público da Bahia está cogitando de processar e sequestrar o empreendimento feito, o tal resort que vai começar a funcionar em agosto (Fernando Gabeira, Globo News, 23 de julho de 2014, 8h30) porque o dito empreendimento até hoje não pagou os R4.300.000,00 do termo assinado com a Prefeitura por compensação ambiental, já que desmataram um grande trecho de mata preservada para construir o campo Bahia. Quanto ao cheque de 10.000,00 euros que foi “doado” aos índios é simbólico, ainda não foi concretizado em dinheiro. Segundo pessoas que lá estiveram recentemente, deixaram um rastro de dívidas nas redondezas. Que tal procurarmos apurar os fatos antes de nos deslumbrarmos com os “príncipes arianos”? Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos.