Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
terça-feira 1 de julho de 2025
Portal Ambiente Legal
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre
No Result
View All Result
Portal Ambiente Legal
No Result
View All Result
Home Geral

Soluções sustentáveis para o transporte público no Brasil

by Portal Ambiente Legal
18 de fevereiro de 2014
in Geral
1
Soluções sustentáveis para o transporte público no Brasil
202
SHARES
2.5k
VIEWS
EmailFacebookLinkedinTwitter

Por Leonardo Zorba Stocco*

Foto: Reprodução/ Projeto TOSA 2013 (em atendimento à norma legal 9.610/98)
Trólebus do projeto TOSA 2013 em teste na cidade de Genebra, Suíça. (Foto: Reprodução/ Projeto TOSA 2013)

O transporte público no Brasil é objeto de constante discussão, uma vez que  apresenta um modelo reprovável do ponto de vista ambiental, além de um serviço de qualidade decadente e caro ao longo de todo País.

No que diz respeito às alternativas para o uso de veículos elétricos, a legislação brasileira demonstra pequenos avanços nos incentivos. Em alguns estados como Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, já existe a isenção de IPVA. Em São Paulo, o rodízio não se aplica aos veículos elétricos e o BNDES criou novos instrumentos para financiar a compra de ônibus urbanos no Brasil, bem como a produção de veículos leves de passageiros para exportação.

Ao passo que alguns países europeus servem de referência no assunto, ao analisar os modelos por eles utilizados, pode-se vislumbrar projetos de alta tecnologia (com constante melhoria na qualidade do serviço e investimentos em sistemas) que tem por objetivo eliminar por definitivo as emissões dos indesejados poluentes.

Os veículos elétricos são uma ótima opção para uso privado, mas quando se trata de transporte público, a tecnologia tem suas limitações. Ônibus elétricos requerem linhas elétricas aéreas ou longos tempos de recarga para ficar em execução. No entanto, um pool de empresas europeias desenvolveram as estações “Flash-Carregamento”, que permitem carregar totalmente um ônibus em incríveis 15 segundos. Isso significa que o ônibus pode ser totalmente recarregado e continuar sua rota no tempo em que as pessoas levam para entrar e sair do veículo em uma parada.

O tempo para carregar as baterias do trólebus em um braço "flash carregador" da foto é de 5 minutos em média. (Foto: Reprodução/Project TOSA 2013)
O tempo para carregar as baterias do trólebus em um braço “flash carregador” da foto é de 5 minutos em média. (Foto: Reprodução/Project TOSA 2013)

O sistema está sendo posto à prova em Genebra, na Suíça, e o projeto chamado Trolleybus Optimisation System Alimentation (TOSA)” consiste na instalação de alguns braços de “Laser Driven”, que ao chegar aos pontos de embarque e desembarque selecionados, conecta o ônibus ao carregador, dando-lhe um impulso de 400 kW. Em seguida, no ponto final da linha, o ônibus pode demorar de 4 a 5 minutos para recarregar completamente para a próxima viagem.

A eletricidade para o projeto vem de energia hidroelétrica limpa e o tempo de carga é tão rápido que não irá interferir no fluxo de trânsito. A cobertura montada para o sistema de carregamento é conectada no próprio ônibus e alimenta também os componentes eletrônicos do interior, como iluminação e portas automáticas. Já os flash-carregadores serão colocados em cada 3 ou 4 pontos de parada e o design do carregador é alterado para atender às necessidades de cada parada.

Se tudo funcionar como o planejado, o transporte de massa ficará mais inteligente, tornando as cidades mais bonitas, removendo os cabos aéreos das linhas elétricas, reduzindo os ruídos, a poluição e o custo de operação do transporte público.

*Leonardo Zorba Stocco – Advogado formado na Universidade Paulista, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pós graduando em Direito Empresarial e Processo Civil Empresarial na Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Atua na área de Direito Ambiental do escritório Pinheiro Pedro Advogados.

 

Tags: ArtigosBNDEScidades sustentáveisemissao de poluentespoluição do arpoluição sonorarodízio de veiculossoluçoes sustentáveissustentabilidadetransporte públicoveículos elétricos
Previous Post

Papo Reto: Crise no Estado

Next Post

Energia sustentável em debate

Next Post
Energia sustentável em debate

Energia sustentável em debate

Comments 1

  1. EDIVALDO A. DOS S. POMPEU says:
    12 anos ago

    A tecnologia sustentável para preservação do meio ambiente, é muito importante no dia a dia dos povos no mundo. Ao passo, que o Brasil conseguiu, ha muito tempo dominar a tecnologia dos carros elétricos,(utilitários e veículos de médio porte para transportes coletivos ). A pergunta que não quer calar: Porquê os nossos governantes até hoje não adotaram os ônibus elétricos como solução contra a degradação do meio ambiente? Penso eu que seria até uma solução futura prevendo já a falta dos combustíveis fósseis daqui a pouco tempo, eu Edivaldo a dos s pompeu, microempresário de classe média baixa,na área de comercio e transportes, sou cliente a pouco tempo do banco do brasil, gostaria de ter como experimento, esse novo tipo de transporte alternativo. se o BNDS pudesse confiar em um microempresário, com esperança de um futuro promissor gostaria de compartilhar com voces para o progresso do nosso futuro,

    Responder

Deixe uma resposta para EDIVALDO A. DOS S. POMPEU Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

PERIGO NO TRONCO DAS ÁRVORES

24 de abril de 2019
MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

MANUSCRITO JESUÍTA DESCOBERTO NO BRASIL REVELA INCRÍVEL CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA

8 de fevereiro de 2023
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

8 de junho de 2020
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

20 de março de 2015
LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

LINHA VERDE – DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL

231
Banco de Remédios  amplia atuação em São Paulo

Banco de Remédios amplia atuação em São Paulo

227
Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

Carro movido a água funciona mas não é permitido no Brasil

170
RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

RECICLAGEM PAGA A CONTA DE LUZ

45
O QUE É MELHOR PROTEGER: GRANDES FLORESTAS OU VÁRIOS FRAGMENTOS? NOVO ESTUDO REACENDE POLÊMICA

O QUE É MELHOR PROTEGER: GRANDES FLORESTAS OU VÁRIOS FRAGMENTOS? NOVO ESTUDO REACENDE POLÊMICA

20 de junho de 2025
A FARSA JURÍDICO-POLÍTICA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

A FARSA JURÍDICO-POLÍTICA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

20 de junho de 2025
FIGARO! MAS… CADÊ O FACTOTUM?

FIGARO! MAS… CADÊ O FACTOTUM?

19 de junho de 2025
EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

EM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, GUTERRES PEDE TRATADO AMBICIOSO CONTRA PLÁSTICOS

6 de junho de 2025

LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Portal Ambiente Legal é mantido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Aclimação, 385 – 6º andar – Aclimação – CEP 01531-001 – São Paulo – SP – Tel./Fax: (5511) 3384-1220

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Ambiente Livre
  • Clima e Energia
  • Justiça e Política
  • Sustentabilidade
  • TV AmbLeg
  • Sobre